O WordPress.Org é um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS – Content Management System) utilizado para a criação de sites e blogs. Ao criar um site com um CMS, você pode voltar sua atenção mais à criação de conteúdo, propriamente dita, do que a detalhes técnicos. Basicamente, ele é um website pré-estruturado com recursos de usabilidade, administração e visualização já disponíveis.
E agora você pode estar se perguntando “Mas porque usar o WordPress.org para construir meu site/blog, Mari?”, não é mesmo? Então, aqui vão algumas razões:

 

 

O WordPress.org é grátis!

 

Isso mesmo, você “leu” direito! O WordPress.Org é uma ferramenta open source, isto é, de código aberto (o que permite a você customizar e adicionar novas funcionalidades) e gratuita. Basta você baixá-lo no site oficial, instalar no seu servidor de hospedagem (já vinculado ao seu domínio) e pronto! É só se divertir pensando e construindo cada partezinha do seu site/blog.

 

 

Otimização para motores de busca

 

O Google “gosta” do WordPress, isto é, as páginas feitas no WordPress são facilmente rastreáveis pelo Googlebot. E quem disse isso não foi só eu, não: Matt Cutts, o especialista em SEO (Search Engine Optimization) da Google falou sobre isso em uma conferência. Vê só:

 

 

 

 

Outro ponto importante é que, como o WordPress permite que você instale plugins, você pode instalar um plugin para te ajudar na análise de SEO de cada um dos seus posts e páginas. Esses plugins normalmente analisam o conteúdo e dão várias dicas sobre o que você pode melhorar para ter um posicionamento legal nos motores de busca. Um dos plugins que faz isso é o Yoast SEO. Interessante, né?

 

 

Customização

 

Há uma infinidade de temas disponíveis para o WordPress.Org. Tanto temas gratuitos quanto temas pagos com um bom custo benefício. O que é mais legal? É que praticamente NENHUM site de WordPress fica como o outro, mesmo que utilize o mesmo tema. As possibilidades de customização são inúmeras: de cores a fonte, de imagens a posicionamento de itens. É bem difícil encontrar um site idêntico ao outro, até porque, cada detalhe que alteramos faz toda a diferença!

 

 

Segurança

 

O WordPress.org é seguro! E muito! A cada nova versão, vários itens de segurança são implementados/melhorados/corrigidos. Como já escrevi em outro artigo, vários são os passos que você pode fazer para incrementar a segurança do seu site, mas algumas das mais importantes são: senhas mais fortes e manter sua versão atualizada (aliás, saiu uma nova versão do WordPress no mesmo passado, você já viu?).

 

Um movimento que tem rolado na internet e se chama “O WordPress é seguro. Inseguro é você!”, tem se dedicado a conscientizar os usuários sobre a segurança da plataforma e a mostrar também dicas de como aumentar a segurança de sites. Vale a pena conferir!

 

 

Suporte

 

A quantidade de usuários do wordpress é gigante. E cresce a cada dia! O bom disso é que encontramos muito fácil várias dicas de utilização, plugins, como resolver problemas, sugestão de temas, e muito mais. Basta jogar sua dúvida no Google, por exemplo, e já serão listadas vááááárias respostas para a sua pergunta!

 

 

E pra finalizar…

 

Além desses 5 motivos, eu poderia citar muitos outros: a quantidade de plugins que facilitam a nossa vida, a possibilidade de utilizar um plugin para transformar seu blog em uma loja virtual, a facilidade de uso, a praticidade, a organização, a possibilidade de gerenciar vários tipos de usuários (de administrador a editor), criar área de membros, criar páginas de captura, integração com várias ferramentas… e muito mais! As possibilidades são inúmeras e os benefícios também. É uma plataforma que já está há bastante tempo no mercado e, a cada ano que passa, conquista mais e mais usuários.

 

Agora me conta, você lembra de mais algum motivo para utilizá-lo que não citei aqui? Compartilha com a gente então, vai!

 

Um beijo!

Posts Relacionados