Antes de tudo, o artigo abaixo contém spoilers, se você ainda não assistiu indico ver o filme antes de ler e aí poderá interagir com a gente dando sua opinião!

 

Era uma vez um Carl Casper, um conceituado chef de um restaurante em Los Angeles que viu sua vida desmoronar após uma crítica negativa de Ramsey Michel, um crítico gastronômico bem conceituado que o fez brigar e perder seu emprego. O que ele não esperava é que sua briga se tornaria um viral no Youtube e no twitter fazendo com que ele perdesse a oportunidade de trabalhar em outros restaurantes.

 

Carl se vê sem saída até que decide recomeçar em um Food Truck. Unindo ingredientes como: comida boa e marketing digital, Carl Casper recupera seu prestígio e ganha bastante dinheiro.

 

O filme é cheio de lições determinação e confiança. Podemos ver um homem buscando se recompor através de uma startup. Tantos os novos empresários como os veteranos vão concordar comigo que esse filme traz valiosas lições para os negócios.

 

Bem, extraímos aqui 5 lições de Marketing Digital que o filme “Chef” pode trazer para você”

 

 

ESTEJA ATUALIZADO

 

Um dos erros cometidos por Carl Casper se repete com muitos empresários veteranos. Acreditam que estar ligado à tecnologia e mídias digitais é coisa pra geração Y e isso não é verdade.

 

O mundo passa por constantes mudanças e quem quer estar à frente precisa se adaptar a essas mudanças. Não é necessário ser especialista, mas todo conhecimento é válido, pois conhecendo os meios de comunicação e onde seu público está inserido melhor para criar planejamentos estratégicos e gerir melhor seu negócios.

 

Saiba onde seu público está concentrado e como tem se comunicado e recebido informações, busque se inteirar das tecnologias que os envolvem e adapte isso ao seu negócio. Você não precisa ser um Social Media, mas é preciso saber em quais canais sua empresa está se comunicando e qual o ROI nessas mídias. Atualmente, com o monitoramento de mídias digitais, fica mais fácil analisar resultados através dos relatórios.

 

 

CUIDADO COM A IMAGEM QUE PASSA NAS REDES SOCIAIS

 

Já falamos sobre isso no post: “NETIQUETA: NÃO ADIANTA CHORAR PELO ENTER APERTADO” mas sempre é bom dar uma refrescada na mente quando se trata em postura na Web.

 

Se você assistiu o filme, percebeu que todo o problema aconteceu devido a má conduta do Chef nas Redes Sociais. As redes Sociais são como vitrines e o mal uso delas pode manchar sua reputação profissional. Pense bastante antes de publicar qualquer coisa, procure ver se realmente é relevante para o seu público saber tal informação. Evite brigas com cientes e concorrentes, discussões ou pronunciamentos que possam denigrir a imagem dos outros.

 

Use as técnicas de Marketing de conteúdo para trazer ao seu cliente informações úteis, atualidades e boas energias que possam deixar seu cliente confortável com sua marca.

 

 

A CRISE É A MELHOR OPORTUNIDADE PARA CRIATIVIDADE

 

Carl se viu sem saída. Perdeu o emprego que tanto adorava e por causa de seus deslizes outras portas se fecharam. Então resolveu sair do conforto de chef de restaurante e abrir um Food Truck, com isso ele podia ir até o cliente, mas com a ajuda do Twitter os clientes começaram a ir até ele.

 

A crise está pra todo mundo e a criatividade também! Pequenos detalhes podem fazer a diferença para sua empresa. Aproximar mais do cliente com malas diretas, engajamento em Facebook, investir no Youtube, Instagram, envolver música, criar aplicativos,… são apenas alguns exemplos de como o Marketing Digital pode te auxiliar em tempos de crise.

 

Crie campanhas Digitais, promoções online, traga seu cliente pra perto de você. O momento de crise é perfeito para investir, pois seu cliente só precisa de um incentivo para ir até você.

Lembre-se que inovação não tem preço, tem resultados. Os momentos de crise servem avaliarmos nossa postura perante o mercado e buscar evidenciar o que temos de melhor.

 

 

DEIXE SEU CLIENTE ATUALIZADO

 

Percy, era o filho de Carl, que teve seu papel fundamental de Social Media. Além de monitorar o que audiência estava falando sobre o pai, o garoto sempre avisava por meio do Twitter qual seria a próxima parada do Food Truck e com isso, os clientes iam até eles consumir. Ele sempre fazia Check in nas cidades onde paravam e postava fotos, as pessoas curtiam, compartilhavam, retuitavam e tuitavam também. Isso fez com que a nova empresa de Carl tornasse um sucesso na Web, atraindo cada vez mais consumidores e tornando seu conceito inovador.

 

Seu cliente é seu maior parceiro. Deixe-o inteirado das novidades da empresa, faça com que ele se sinta participante disso também, mostre ao seu cliente que é especial mantendo informado sobra sua marca. Isso criará laços com o público, fidelizando cada vez mais.

 

 

PREZE PELA QUALIDADE DO SEU SERVIÇO

 

O fato de Carl ter falido e saído da zona de conforto de um restaurante fixo para um móvel não fez com que a qualidade de seus alimentos caísse. Pelo contrário, agora sendo dono do próprio negócio, ele se sentiu na obrigação de dar cada vez mais o seu melhor nos produtos oferecidos.

 

Como está o índice de satisfação dos seus clientes? Como andam seus relatórios de monitoramento digital? Já checou a opinião dos consumidores?

 

Não adianta um bom planejamento de Marketing, e uma comunicação bonita se a qualidade não corresponde às promessas. Você já deve ter percebido que o público anda mais exigente. Então dê a ele motivos de falar bem as sua marca.

 

O que você acha que podemos aprender mais com esse filme? Tem algum outro filme que podemos tirar boas lições de marketing? Digaí pra gente!