Semelhante ao que ocorre nos negócios exclusivamente offline, a marca é o sinal indispensável para construir empreendimentos digitais altamente lucrativos. Possuir uma marca forte no mundo digital é um diferencial necessário para se sobressair da concorrência e conquistar uma resposta favorável do consumidor ao marketing dessa marca.

 

Mas afinal, o que é marca?

 

Resumindo em poucas palavras, a marca é o sinal de um benefício junto ao público-alvo. Para se construir uma marca forte é preciso compreender bem esses três elementos: seu público alvo, o benefício que você quer oferecer a esse público e o sinal que vai representar esse benefício junto ao público.

 

 

Para quem seu produto ou serviço online está sendo oferecido? Quais são as necessidades e desejos desse público? Como ele pensa e age? Essas são perguntas que precisam ser claramente respondidas, pois só conhecendo bem seu target é possível satisfazê-lo.   O benefício é a missão da sua empresa, o porquê dela existir. Pense nas necessidades e desejos do seu público e em que o seu empreendimento digital ajuda a resolver ou suprir. Esse benefício deve ser o norte de toda a sua comunicação de marketing. Hoje, o consumidor não compra um curso online, ele compra conhecimento e praticidade. Ele não compra um aplicativo, ele compra facilidade e economia de tempo. Esses são exemplos de benefícios de uma marca para seu público.  

 

E o sinal? O sinal é um nome e o logotipo que identifica e diferencia seu produto ou serviço da concorrência. Por isso, a marca deve ser um elo entre a empresa e o seu público (princípio da identificação) e deve ser única frente a concorrência (princípio da diferenciação). Já observou sua marca? Será que ela transmite o(s) benefício(s) da sua empresa junto ao seu público?

 

E as vantagens de se ter uma marca forte?

 

Tudo gira em torno da notoriedade e das associações que sua marca possui no mundo online (falaremos mais sobre esses dois conceitos em posts futuramente). Ter uma marca forte não é algo fácil ou que se constrói da noite por dia, mas com certeza é algo que vale a pena investir! Veja algumas vantagens:

 

 

–  Uma marca forte gera uma maior utilização, lealdade e afinidade para o produto ou serviço oferecido;

 

 

– O consumidor fica menos sensível aos aumentos dos preços, pois já atribuiu um valor aquele produto ou serviço;

 

– Gera maior apoio e credibilidade por parte do público à marca, o que pode ser muito útil em uma gestão de crises on-line;

 

– Possibilita a criação de parcerias fortes com outros empreendimentos online, pois qualidade e credibilidade são compartilhados;

 

– Aumenta a eficácia da comunicação de marketing da empresa, pois é mais provável que o anúncio ou campanha seja vista, notada e compartilhada;

 

– Dá mais liberdade para a empresa criar novos produtos ou serviços, pois o valor da marca pode ser transferido para outras categorias.

 

Digaí, ter uma marca forte é sensacional, não é? Assunto que ainda dará muito “pano para manga” e no próximo post vamos falar mais sobre como construir marcas fortes. Por enquanto ficaremos com o conselho de Keller, o guru das marcas, que afirma “o poder de uma marca reside na mente dos consumidores.”  Esse poder se relaciona com o conhecimento que o consumidor tem da sua marca e o que ele pensa sobre ela. Você já perguntou ao seu público o que ele pensa sobre sua marca? Nos conte como foi a experiência e em que isso ajudou na construção das suas estratégias de marketing.