A convivência nos meios digitais está cada dia mais inserida em nossas vidas. Não tem como escapar, em um momento ou outro, para o trabalho, para uma consulta ou para o lazer, todo mundo vai precisar conviver virtualmente um dia. Assim como no mundo off-line, a vida digital também tem suas regras de etiqueta. Você as conhece?

 

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Netiqueta: regras de etiqueta na internet

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Falar em regras de etiqueta pode parecer chato ou pedante, mas essas regras são extremamente necessárias. Imagine todo mundo convivendo de acordo exclusivamente com sua cultura ou ainda dependendo somente do bom senso de cada um. Assim como no mundo off-line convivemos com as regras de etiqueta, no mundo virtual também precisamos de regras cerimoniosas de trato entre as pessoas: a netiqueta.

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Todo dia tem gente chegando nas mídias sociais, nos e-mails, nos fóruns. O Brasil é o país que mais utiliza as redes sociais do mundo! Quando lembramos que há pouco mais de uma década, as notícias eram consumidas de apenas três modos: 1. lendo um jornal ou uma revista; 2. ouvindo rádio; 3. assistindo TV; podemos ter uma ideia do que significa a revolução digital em nossas vidas.

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Somos utilizadores das redes e mídias e acessamos toda a informação que queremos, quando, onde, como e na hora que queremos. Todos estamos convivendo: você, eu, a mãe do fulano, seu chefe, a filha do siclano, seu amigo, meu vizinho… Não tem jeito, não estamos sozinhos ou fechados somente no nosso ciclo de amizades. E todo dia tem gente chegando.

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Dos utilizadores das redes, muitos já tem bastante experiência, outros um pouco menos e alguns ainda estão aprendendo a lidar com as ferramentas tecnológicas. E as regras estão aí para nos guiar e facilitar a vida de todos. Além de ajudar a conviver, elas também ajudam a construir a marca pessoal, que já falamos no meu post anterior. Então, vamos a elas. Ou melhor, a um resumo de algumas delas (a maioria dessas regras foram extraídas do Livro “Presença Digital”, de Tércio Strutzel).

 

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Regras de etiqueta para os e-mails

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  1. Evite enviar mensagens com grifos exagerados, em HTML, ou com todas as letras em maiúsculo (significa que você está gritando);
  2. Não abuse dos recursos de formatação de texto, como cores, tamanhos, tags especiais;
  3. Ninguém é obrigado a usar a norma culta de linguagem, mas é preciso usar um mínimo de pontuação;
  4. Evite escrever em outro idioma (a menos que tenham pedido);
  5. O campo “assunto” deve refletir o teor da mensagem. Assuntos como “URGENTE” não são adequados;
  6. Não utilize a mensagem de um assunto para iniciar outro assunto diferente;
  7. Evite usar emoticons em excesso;
  8. Cuidado com o uso de acrônimos e linguagem técnica. Sempre escreva pensando em quem vai ler a mensagem;
  9. Ao enviar e-mails para mais de uma pessoa, mande em cópia oculta, principalmente se essas pessoas não se conhecem (isso ajuda a evitar a possibilidade de spams e mensagens indesejadas);
  10. Nunca repasse correntes;
  11. Só envie anexos, quando solicitados (e fique atento ao tamanho do arquivo);
  12. Ao responder uma mensagem, mantenha o histórico para que ela seja compreendida por terceiros que entrem na conversa.

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Regras de etiqueta para e-mail marketing

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  1. Mantenha sua lista atualizada e certifique-se que os contatos sejam opt-in;
  2. Jamais compre listas de e-mails;
  3. Respeite as opções do cliente no preenchimento de formulários de cadastro em lista, por escrito ou online;
  4. Respeite as solicitações de descadastramento;
  5. Não inicie o primeiro contato com o cliente por e-mail, ou seja, o envio do primeiro e-mail, sem prévia autorização do cliente. Isso é spam.

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Regras de etiqueta para Instant Messengers (Skype, Facebook)

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  1. Use corretamente e respeite os status de AUSENTE, OCUPADO e OFFLINE;
  2. Não saia da conversa sem se despedir da pessoa com quem está “falando”;
  3. Os emoticons são úteis para enfatizar a emoção ou humor de quem está escrevendo. Aprenda a usá-los, mas com moderação;
  4. Não envie propaganda.

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Regras de etiqueta para Whats App

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Estas não estão no livro, mas rendem assunto. Aqui algumas dicas:

 

  1. Não envie correntes. Você já viu alguém ficar rico ou ter 7 anos de azar porque enviou ou não enviou uma corrente?;
  2. Não precisa mandar mensagem só para falar bom dia em grupos;
  3. Não fique cobrando resposta, mesmo se você vir os dois tiquezinhos azuis;
  4. Responda as mensagens dirigidas a você (isto vale para todas as mídias);
  5. Não exagere nos emoticons;
  6. Sentiu-se incomodado num grupo? Saia dele como você sairia de uma roda de conversa que não agradou;
  7. Evite enviar mensagens muito cedo ou muito tarde. Você não sabe se a pessoa deixou o alerta sonoro ligado;

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Regras de etiqueta para Fóruns e Grupos de Discussão

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  1. Antes de disparar mensagens em grupo, verifique as regras do grupo;
  2. Use a força das ideias e argumentos. Nunca responda com palavrões ou xingamentos;
  3. Deixe o papel de moderador para o moderador;
  4. Não envie anexos (a menos que tenham sido solicitados);
  5. Pesquise antes de perguntar;
  6. Não mande a mesma mensagem várias vezes. Isso é spam e torna os fóruns e grupos desagradáveis;
  7. Evite escrever mensagens acaloradas;
  8. Nunca envie propagandas e promoções para a lista;
  9. Não envie perguntas ou mensagens fora do assunto do grupo

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Bem, essas são algumas regras básicas, mas este assunto renderia muitos outros como cyberbullying, assédio virtual, segurança, que vão ficar para o próximo post.

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Se você sente que essas regras precisam ser mais difundidas no mundo virtual, compartilhe com seus amigos e vamos tornar o mundo on-line mais legal de conviver.

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