Ter uma ideia original é para poucos. Fazê-la virar realidade chega a ser um privilégio. Torná-la uma fonte de renda, isso sim, é só para os fortes. E, além de tudo, realizar este processo – que vai desde a concepção até a inserção do produto no mercado, passando pela aderência dos clientes e consumidores – em pouco tempo, não é para qualquer empreendedor. Mas essa tarefa pode ser apoiada por uma aceleradora.  Não sabe o que significa isso? Então, me acompanhe!

 

Comecemos pelo argumento de que o valor dos bens produzidos hoje em dia reside na criação original deles, e não, apenas, na quantidade de horas incorporadas ao processamento das matérias primas. Assim, não dá mais para perder tempo. Daí a importância de uma aceleradora, que dá justamente o apoio necessário ao empreendedor para que ele potencialize, cresça e eleve a escalabilidade do seu negócio.

 

Há muitas no mundo e, inclusive, no Brasil. Elas podem facilitar o acesso dos empreendimentos a investimento, cujo valor varia bastante. Há uma ligação direta entre o apoio financeiro e a área de atuação do novo negócio que receberá o investimento. Há financiadoras, por exemplo, que buscam apenas novas empresas de tecnologia, mobile e serviços.

 

O maior valor agregado pelas aceleradores é que nelas o novo empresário contará com um forte networking, além de também receber a tutoria de profissionais experientes, como CEO’s de empresas bem sucedidas. Ter essa visão de quem está de fora e sabe como especificar o foco do novo negócio faz toda a diferença.

 

Existem aceleradoras que contabilizam de equity (patrimônio líquido da startup que é reembolsado para a aceleradora) cerca de 5% a 20%, dependendo do estágio da empresa. Mas há, inclusive, aquelas que não pegam participação nos faturamentos das empresas, tudo depende do ramo do negócio a que se destina a aceleração.

 

Por isso, se você quer abrir uma empresa, não espere muito. Saia logo da sua zona de conforto – seu aquário – e vá em busca do seu espaço, ou em outras palavras, ocupe o oceano dos negócios! E se for um oceano azul (aquele do livro), melhor ainda!

 

Aqui vão alguns links associados a programas de aceleração:

 

Start-Up Brasil

21212

Aceleradora

Aceleratech

Artemisia

DEMO

Papaya Ventures

Start You Up

Sýndreams

 

Posts Relacionados