Nós aqui no Digaí já estamos usando o novo Facebook Insights e estamos adorando!  Então preparamos uma guia rápido sobre as novidades para vocês.

Uma informação super básica que foi melhorada é o dado sobre número de seguidores. Agora é possível ver o gráfico de crescimento com um comparativo de conquista ou perda de fãs ao longo do tempo. Perfeito para quem precisa prestar contas para o cliente se a fan page está crescendo ou não.

 

novo-facebook-insights-evoluc¦ºa¦âo-likes

 

Outra novidade fantástica do novo Facebook Insights é a opção que mostra de onde os “likes” da sua página estão vindo. Da página diretamente? Dos posts? De um dispositivo mobile? Está tudo lá.

 

novo-facebook-insights-fontes-de-likes

 

A turma de Mark Zuckerberg inseriu também um gráfico que mostra o desempenho por tipo de postagem. Assim podemos saber o que está rendendo mais interação, fotos, status ou links. Agora também é possível saber que parte da sua fan page está sendo mais vista entre a timeline, fotos, info ou likes.

 

novo-facebook-insights-melhores-posts

 

O novo Facebook Insights traz também uns comparativos interessantes. É possível agora ver o alcance dos posts (ou seja o número de pessoas que viu a postagem) e uma comparação deste alcance ao longo do tempo. Ótimo para quem faz relatório para clientes. Outro comparativo interessante está no perfil do fã da págin. O novo Insight mostra uma comparação entre os números da sua página com a média do Facebook como um todo.

 

novo-facebook-insights-alcance-dos-posts

 

Eu adorei as informações sobre qual os dias da semana os fãs da sua página mais visitam o Facebook e em que horários. Eu já usava esses dados no Twitter, com ferramentas de terceiros, então ter esse dado também no Facebook é sensacional!

 

novo-facebook-insights-dias-e-horarios-dos-fas

 

O Facebook ainda acrescentou um termo que vai, certamente, passar a fazer parte do dia a dia do analista de mídias digitais: o net likes. Os Net likes são, simplesmente, o número de likes menos o números de unlikes realizados em um período.

 

novo-facebook-insights-likes-e-unlikes

 

Desde as mudanças na timeline que se especulava sobre anúncio de incrementos exclusivos para fan pages. Agora as novidades vieram com o novo Facebook Insights. Mais do que nunca nós, criadores de conteúdo, estamos com a faca e o queijo nas mãos. Os dados estão aí, cabe a nós estimular a interação e o engajamento.

 

E vocês, o que acharam do novo Facebook Insights?

 

Veja o que já falamos sobre o novo analytics do Twitter.