Não é ótimo quando entram clientes na sua empresa? Se você tem uma empresa física, geralmente um estabelecimento comercial, com certeza adora o movimento de pessoas dentro do local. Agora imagine que estas pessoas contem para todos que estão por lá, muito melhor não é mesmo?

 

Quem acessa as redes sociais provavelmente já viu que é possível fazer “check-in” nos lugares onde você está, e isso está ficando cada vez mais comum com o aumento de usuários mobile.

 

 

E como a minha empresa pode aproveitar essa oportunidade?

 

A primeira coisa que você precisa entender sobre o check-in de seus clientes é que isso é publicidade gratuita. Você não precisa pagar por isso e a visibilidade da sua empresa aumenta gradativamente. Quando uma pessoa faz o check-in na sua empresa, ela não apenas está dizendo que está lá, mas também conta para todos os seus amigos da rede social onde ela compartilhou.

 

Aí você pode estar pensando: e o que eu ganho com isso? A resposta é simples, o sucesso de um negócio leva em conta a prova social. É a influência que pessoas geram no comportamento e na tomada de decisão de outras pessoas. Voltando para o caso do check-in, a rede de amigos dos seus clientes pode considerar visitar a sua empresa simplesmente pelo fato de que eles se ‘deram o trabalho’ de fazer o check-in.

 

 

Como meus clientes podem fazer o check-in na minha empresa?

 

Existem vários aplicativos para celular que os usuários utilizam para fazer o check-in. O mais comum é o próprio Facebook, que oferece um tipo de publicação de check-in. Os outros mais comuns são o Foursquare e o Swarm.

 

No Facebook, a rede social mais utilizada do mundo, você pode fazer o check-in por celular e também por desktop (quando você está com notebook em alguma cafeteria, por exemplo).

 

Você pode fazer o check-in em algum local também por desktop
Você pode fazer o check-in em algum local também por desktop

 

 

Dica especial para você que tem empresa física. O Facebook criou modelos de prismas de mesa a adesivos de check-in para você imprimir e utilizar no estabelecimento, são uma ótima maneira de lembrar os clientes de fazer check-in ou curtir a sua página no Facebook. Clique aqui para baixar os prismas e adesivos. O conteúdo está em inglês, mas você pode criar o seu baseado nestes modelos.

 

 

Adesivos e Prismas de Mesa para incentivar o check-in na sua empresa
Adesivos e Prismas de Mesa para incentivar o check-in na sua empresa. Fonte: Facebook Help Center

 

 

Os aplicativos Foursquare e Swarm foram criados exclusivamente para check-in. Pertencendo a mesma companhia, o Foursquare foi criado originalmente como um aplicativo baseado na geolocalização do usuário, permitindo o check-in nos lugares que você visita. O aplicativo compartilha a atualização com os amigos e premia os usuários mais ativos com badges (medalhas)

 

 

foursquare-funciona-desktop
Acesse o Foursquare por desktop para encontrar lugares próximos e conferir avaliações

 

 

Em 2014 foi lançado o Swarm, que funciona como um aplicativo de localização de locais e amigos. Dessa maneira o Foursquare passou a ser um aplicativo exclusivo para encontrar e avaliar lugares próximos a sua localização, e o Swarm passou a ser utilizado como o aplicativo de check-in.

 

 

swarm-aplicativo-celular
Com o Swarm você encontra amigos perto de você e faz check-in nos lugares. Fonte: página do aplicativo no Google Play

 

 

A sua empresa provavelmente já está no Foursquare, a criação dela pode ter sido feita por algum cliente que quis fazer o check-in mas não encontrou a sua empresa, aí criou a página do local pelo aplicativo. Não tem problema, você pode reinvidicar a sua empresa para controlar as informações e acompanhar os check-ins, clique aqui para saber mais.

 

 

O Foursquare/Swarm também disponibiliza adesivos para você utilizar no seu estabelecimento físico. Peça o seu preenchendo este formulário (em inglês). Você também pode criar o seu utilizando os logotipos oficiais. Reforçando, essa é uma ótima maneira de lembrar o seu cliente de fazer o check-in, assim você não precisa avisar ele pessoalmente.

 

 

adesivos-foursquare
Peça seus adesivos do Foursquare para incentivar os check-ins. Fonte: Foursquare Help Center

Como incentivar os check-ins?

 

Se o seu cliente não for um super fã da sua marca (geralmente os fãs adoram fazer check-in até mesmo se você não pedir), você pode incentivar o check-in de várias maneiras. Dica: pense na estratégia de marketing da sua empresa antes de definir objetivos.

 

 

– Ofereça descontos para quem faz check-in

Esta é a maneira mais eficaz, e muito utilizada pelas empresas americanas. Se você pode dar descontos para os seus clientes mais fieis, por que não dar desconto para os usuários que fazem check-in? Lembre-se da publicidade gratuita.

 

– Premie os clientes mais frequentes

Todas estas ferramentas (Facebook, Swarm e Foursquare) oferecem dados para você analisar quem fez check-in na sua empresa, qual a frequência, avaliações, comentários etc.

 

 

swarm-prefeitura
Seus clientes disputam a prefeitura da sua empresa. Fonte: Engadget

 

 

Dica: o recurso de ‘Prefeitura’ está disponível novamente. Se você não conhecia, é uma funcionalidade que dá o título de prefeito ao usuário que mais frequenta algum local. E os usuários adoram disputar esta colocação, aproveite e premie os ‘prefeitos’ de cada mês ou semana com algum produto da sua empresa ou um desconto atrativo.

 


Estes são apenas alguns benefícios que as mídias sociais e alguns aplicativos de check-in oferecem as empresas. Aproveite as oportunidades, crie uma estratégia para o seu negócio, imprima adesivos que indicam os check-ins para seus clientes e acompanhe as avaliações e comentários da sua empresa em cada ferramenta.

 

Digaí, você já monitora o que falam da sua empresa em cada aplicativo ou já presenteou algum cliente por ter feito check-in na sua empresa? Responda nos comentários, vou adorar saber o que sua empresa está fazendo na internet!

Posts Relacionados