Parece que todo dia nasce uma nova palavra relacionada à internet. Fica quase impossível acompanhar todas e saber o significado de cada uma delas, mas algo que está presente em nosso cotidiano são os termos mídias sociais e redes sociais. Será que existe diferença? O Facebook, o Twitter, o Youtube são mídias ou redes sociais?

Redes Sociais

Primeiramente, devo deixar bem claro que mídias sociais e redes sociais não são a mesma coisa. O termo rede social é um termo já antigo, que basicamente significa criar relacionamento com as pessoas compartilhando objetivos e valores em comum. Portanto, eu não preciso estar conectado à internet para fazer parte de uma rede social.

Levando o termo para o universo online, site de rede social ou site de relacionamento (termo que nem é mais tão usado), é um site onde eu posso me conectar com outras pessoas ou grupo de pessoas através de um perfil e compartilhar conteúdos. A proposta principal da rede social é a interação entre as pessoas, sendo assim, sites como Facebook, Google+, MySpace, entre outros, podem ser considerados redes sociais.

Mídias Sociais

Andreas Kaplan e Michael Haenlein definem mídias sociais como “um grupo de aplicações para Internet construídas com base nos fundamentos ideológicos e tecnológicos da Web 2.0, e que permitem a criação e troca de Conteúdo Gerado pelo Utilizador (UCG)”, resumindo, mídia social é o ambiente online onde podemos compartilhar informações, como por exemplo um blog. Então, o Facebook pode ser uma mídia social correto? Correto! Por definição, toda rede social é também mídia social. A rede social é uma parte da mídia social.

O YouTube é uma rede social ou uma mídia social? É uma mídia social. No YouTube, a gente pode até conversar com as pessoas e criar perfis, mas o foco principal do site é o compartilhamento de conteúdo em vídeo.

Twitter: Rede Social ou Mídia Social?

Agora a gente chega no maior dilema da internet:  o Twitter é uma rede social? Alguns usam o Twitter apenas para se comunicar com as pessoas, o que o torna uma rede social, enquanto outros, usam a ferramenta para compartilhar conteúdos. É uma discussão bem comum na internet que faz a gente se perguntar, responder e depois se perguntar novamente. Guilherme Ribenboim, diretor geral do Twitter no Brasil, disse que “o Twitter é uma rede de interesses, e não uma rede social. O Twitter não é sobre estar relacionado com seus parentes, mas sim com o conteúdo”. Acho que o Guilherme deixou bem claro que o foco do Twitter é criar relacionamento com o conteúdo e não com as pessoas.

E aí, você concorda que o Twitter não é uma rede social? De toda forma, quando fizer um currículo ou algo do tipo, pense bem antes de colocar “especialista em redes sociais” ou “sei usar várias redes sociais como Facebook, Google+, Twiiter, Youtube”, talvez o recrutador não concorde com seu ponto de vista.

Posts Relacionados