Quem utiliza o Facebook como parte de uma estratégia para relacionamento e vendas, não pode dormir no ponto.

 

Sempre tem alguém me perguntando sobre a melhor maneira de usar o Facebook em sua estratégia de marketing, e, por isso, eu decidi escrever neste artigo os 5 principais recursos para você utilizar a principal rede social do Brasil em prol dos seus negócios.

 

Afinal, já são mais de 89 milhões de brasileiros no Facebook, superconectados e abertos a novos relacionamentos, tanto com outros usuários como também com empresas e marcas.

 

Os 5 TOP recursos para negócios no Facebook são:

 

 

1 – Páginas

 

Enquanto as pessoas usam perfis, as marcas usam as páginas, ou fanpages, para produzir conteúdo interessante e se relacionarem com o público.

 

A importância de produzir um bom conteúdo é que, através dele, seu público conhecerá melhor seu negócio, sua proposta de valor, além de encontrar outras informações, como telefones para contato, local e horário de atendimento.

 

Você pode usar fotos, vídeos, textos interessantes e revelar um pouco da experiência que o usuário pode ter com seu produto ou serviço – para deixá-lo sempre querendo mais!

 

Além disso, é possível mensurar o engajamento da página através de relatórios gerados pelo próprio Facebook, que podem orientar bastante suas ações na rede.

 

 

2 – Anúncios Segmentados

 

Existem várias opções de anúncios no Facebook, que são determinados a partir de seu objetivo.

 

A vantagem de veicular um anúncio está em alcançar cada vez mais pessoas, e atraí-las para sua página ou o que seu objetivo mandar. Tais objetivos podem ser: mais cliques em seu site, mais curtidas em sua página, instalações de aplicativos, visualizações de vídeos, dentre vários outros.

 

Para isso, basta acessar a opção de criar um anúncio, decidir que tipo de anúncio é mais viável para seu negócio no momento (cliques no site, curtidas na página etc.), criar o anúncio e escolher dentre as opções de preço e segmentação do público desejada.

 

Você pode ler mais sobre opções de anúncios no Facebook clicando aqui.

 

 

3 – Aplicativos personalizados

 

Já pensou em criar um aplicativo personalizado para engajar ainda mais seu público?

 

Você pode desenvolver um aplicativo para Facebook específico para uma campanha, uma promoção ou para o negócio em geral. Além do alto engajamento, os aplicativos podem oferecer mais interatividade e serviços exclusivos para seu público.

 

É uma excelente maneira de oferecer um novo tipo de experiência entre seu público e sua marca ou projeto, além de conquistar vários novos seguidores.

 

 

4 – Grupos

 

O Facebook possui grupos que reúnem pessoas em torno de temas específicos. Certamente há comunidades ligadas à área de atuação do seu negócio e você pode participar delas para obter informações do mercado, bem como posicionar você e seu negócio como uma referência.

 

Mas atenção: você precisa atuar de forma genuína e contribuir com o grupo, não ser aquele chato que só posta SPAM. J

 

 

5 – FB Responder

 

Esta é uma ferramenta menos conhecida, mas que eu acho sensacional!

 

Com o FB Responder, é possível criar notificações para seu público receber direto na aba de notificações, aquele globinho que reúne as notícias relacionadas à sua conta e outras atividades na rede. Ele funciona de maneira simples: um pequeno texto e um link para direcionar quem clicar na notificação.

 

Clique aqui para ver uma entrevista que gravei com o criador do FB Responder, explicando o funcionamento dessa ferramenta.

 

A ferramenta pode ser utilizada por todos que querem aumentar seu alcance no Facebook, pois as notificações têm altas taxas de cliques e não é necessário impulsionar as publicações para que sua audiência veja.

 

Você pode utilizar cada um destes 5 recursos em estratégias diferentes, ou todas ao mesmo tempo, a depender de seus objetivos.

 

Conhecê-las é o primeiro passo para começar a diversificar sua atuação na rede e, assim, obter cada vez melhores resultados!

 

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