Escrever para a internet nem sempre é uma tarefa fácil. E quando falamos em redes sociais, a tarefa pode ficar mais complicada.

 

Em tempos de alcance caindo, inúmeras redes surgindo e consumidores cada vez mais exigentes, precisamos focar cada vez mais na produção de conteúdo relevante nas redes sociais.

 

Mas como posso melhorar o meu conteúdo? Confira estas 7 dicas.

 

 

 

1. Conheça o “você”

 

Para produzir conteúdo, você precisa conhecer e entender o “você”. Por “você” eu quero dizer você empresa, você marca, você pessoa, etc. Por que esta página ou perfil precisa estar numa rede social?

 

Entenda o negócio, entenda as necessidades. Conheça e explore as forças e fraquezas do negócio. A questão é arrumar a casa antes de deixar o visitante entrar 😉

 

 

2. Entenda seu público

 

O próximo passo é entender o seu público. Com quem – e para quem – esta página ou perfil vai falar? E não falo apenas em saber idade, sexo e localização – isso não quer dizer quase nada hoje em dia, é preciso ir mais além. É preciso entender mais dos hábitos deste consumidor no ambiente online. Quais os seus gostos? O que ele busca ao curtir/seguir meu perfil ou página? Quanto mais conhecimento do público você tiver, mais focado será o seu conteúdo.

 

 

3. Trace objetivos

 

Quais as pretensões deste perfil/página nas redes sociais? Será que é aumentar a visibilidade da marca? Ou se aproximar do consumidor? Será que é gerar vendas? Não importa. Este objetivo precisa estar bem definido desde o planejamento.

 

 

4. Conheça a plataforma

 

Outro ponto bastante relevante: entender e conhecer a plataforma. Cada rede social tem a sua particularidade. Você não escreve da mesma forma para o Twitter, Facebook e Youtube, por exemplo. Entender esses detalhes faz com que você consiga produzir o seu conteúdo de acordo com rede social em questão.

 

Deixa eu te dar um exemplo muito legal que vi no livro Jab, Jab, Jab Right Hook, de Gary Vaynerchuk. Imagine você em algumas situações, como um almoço de domingo na casa de sua avó, uma reunião de trabalho com um possível cliente e em um happy hour com os amigos numa sexta após o expediente. Sua postura em cada uma destas situações é diferente. Você é a mesma pessoa, mas  a maneira que você fala é diferente. E é exatamente o que devemos ter em mente para as redes sociais.

 

 

5. Escreva para seu público, não para você

 

Este é um caso muito comum. Muitas vezes as pessoas envolvidas com o planejamento e a produção de conteúdo de determinado perfil ou página possuem semelhanças com o público da mesma – e isso pode acabar influenciando.

 

Não produza algo que você ache muito bom. Produza conteúdo que o seu público ache muito bom.

 

 

6. Mantenha a sua voz

 

Embora cada rede social exija uma maneira distinta de falar, a “sua voz” não muda. É preciso que a sua marca, a sua empresa, você, seja reconhecido em cada rede,como uma única voz. Mesmo que em umas você seja mais irreverente ou mais direto. 😉

 

 

7. Não exija muito esforço do usuário

 

Torne a interação do usuário o mais fácil possível. Quanto mais fácil for para este usuário interagir, mais ele se sentirá à vontade para fazê-lo.

 

Quer que ele visite seu site? Acrescente um link e não apenas o endereço (a quantidade de pessoas que clicam no link é infinitamente maior do que as que copiam um endereço e colam no browser).

 

E esta dica vale para qualquer meio de comunicação – online ou offline. Mas isso é assunto para outro post.

 

 

E por falar em assunto para outro post, estou preparando uma série sobre produção de conteúdo específica para cada rede social, com dicas e particularidades, para que você possa aproveitar ao máximo o que cada rede social tem a oferecer.

 

Tem alguma dúvida ou mais dicas sobre o tema? Deixa aqui nos comentários 🙂

 

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