Hoje trago pra vocês um relatório interessante sobre Marketing Digital. São dados de Janeiros deste ano sobre algumas marcas brasileiras conhecidas, que tem presença nas redes sociais. Nesse infográfico, elaborado pela SocialBakers, podemos ver comparações entre as plataformas do Facebook, Twitter e Youtube, e concluímos que quando se fala em Marketing Digital, nada é tão óbvio quanto parece.

 

Abaixo, alguns dados em destaque:

 

1 – Número médio de fãs envolvidos com a marca X Número médio de postagens das marcas

 

Fica visível o maior engajamento com a marca ainda é através do Facebook, mesmo elas publicando mais no Twitter do que na própria fanpage.

 

2 – Os ramos industriais que mais se destacam no Facebook

 

FMCG (Fast-Moving Consumer Goods = São empresas grandes do tipo Coca-cola, Unilever, etc )

Beleza

E-commerce

Bebidas Alcóolicas

Moda

 

3 – As marcas que têm mais seguidores no Twitter x As marcas que têm mais interações

 

Nesse gráfico é nítido que interações com a marca, muitas vezes, é tornar o Twitter o SAC2.0. Nenhuma das Top 5 em seguidores aparece no Top 5 de interação. Ou seja, afirmar que quanto mais seguidores, maior será a interação… É mais uma interrogação do que uma exclamação.

 

4 – As marcas que mais têm visualizações x As marcas que mais têm inscritos

 

Na mesma linha de raciocínio acima no Twitter, segue a do Youtube. Ter uma grande quantidade de visualizações não quer dizer que você terá a mesma (ou bem próxima) quantidade de inscritos.

 

5 – Ações das marcas que mais se destacaram no mês de Janeiro/2014

 

A do Banco do Brasil ganhou destaque com 225K em interações. Apesar da Durex Brasil ter o maior engajamento.

 

Esse relatório é um bom exemplo que o óbvio no Marketing Digital não é tão simples. É necessário preparo e planejamento, além da execução de vários testes até chegar a um padrão que seu público curta e interaja.

 

Em outro post trago os dos meses de Fevereiro e Março.

 

Veja abaixo o infográfico completo:

january-2014-social-marketing-report-brazil-regional-thumbnail