O Fórum de Marketing Digital Digitalks é o maior evento itinerante do setor na América Latina e irá passar por 14 capitais em 2014, reunindo profissionais do mercado e promovendo debates sobre temas da área de marketing digital e foi Recife, no dia 25 de Março, que recebeu a primeira edição do evento desse ano.

 

 

O evento aconteceu no Golden Tulip Recife Palace na praia da Boa Viagem e contou com a participação do nosso querido fundador e editor-chefe do Digaí, Felipe Pereira,  Francisco Saboya (Porto Digital Recife), Wesley Barbosa (Facebook), João Kepler (Anjos do Brasil Team), Priscila Claro (Google), Klaus Hachenburg (ABRADI PE), entre outros. Thiago Sarraf (Dr. E-commerce) foi o mediador do Digitalks nesta edição.

 

Um dos primeiros temas abordados foram os possíveis impactos e oportunidades na Copa do Mundo FIFA 2014. Priscila Claro falou sobre o aumento e a antecipação do consumo varejista em virtude da Copa onde há uma expectativa de crescimento do e-commerce no Brasil entre 25 e 30%. Acerca do comportamento dos brasileiros em acompanhar os jogos, ela acredita que essa será a “Copa do sofá” para 97% da população, já que acredita-se que 25% dos torcedores estarão acessando a internet  e assistindo aos jogos simultaneamente. Uma torcida altamente conectada, à propósito: o uso de pelo menos 2 dispositivos ou screens  enquanto sentados na frente da TV já é uma realidade.

 

Para Priscila, as oportunidades no mercado de e-commerce são muitas, principalmente nos setores de brinquedos & games, eletrônicos, esportes & fitness e roupas & acessórios. Estatísticas revelam que 40% dos consumidores pesquisam bastante sobre o produto ou empresa antes de fechar a compra. Um aspecto fundamental é a integração da TV com a internet, uma vez que a recordação da marca pelo consumidor é de 50% para a publicidade anunciada na TV e de 74% quando a marca mescla TV e internet.

 

Esse é um dos desafios para as empresas hoje em dia: a audiência fragmentada. Levando em consideração que o consumidor hoje é multi-tasking , ou seja, está conectado a diversas plataformas. Priscila aconselha que as ações de marketing sejam feitas para o indivíduo e não de forma demográfica. Assim, munidas de criatividade e relevância, as empresas atingirão seu público-alvo proporcionando-o uma experiência personalizada.

 

Numa das Fast Sessions , Fernando Nardi (ReachLocal) abordou o comportamento dos consumidores em relação à compra online, dando foco aos clientes locais e a geração de novos leads. Perguntas importantes como “Em quanto tempo sua empresa responde a um e-mail/formulário enviado por um potencial cliente?”, “Qual qualidade de atendimento seu cliente experimenta quando entra em contato com sua empresa?”, Você tem um banco de dados com todos que já entraram em contato com sua empresa?” e “Com que frequência sua empresa se comunica com essas pessoas” foram debatidas com o público.

 

Num dos painéis de debate do qual nosso diretor Felipe Pereira participou, a conversa central foi sobre o que mais deve ser feito com o Marketing Digital. Felipe acredita que “muita tecnologia ainda não é aplicada em seu total potencial aqui no Brasil como no exterior, como a comunicação através de vídeos. Antigamente as barreiras eram técnicas (falta de banda larga de conexão e dispositivos incapazes de produzir conteúdo em quantidade e qualidade razoáveis, por exemplo), hoje essas barreiras não existem mais”. 

 

Digitalks Recife Digitalks Recife 

 

Em sua palestra keynote , Wesley Barbosa (Facebook) apresentou o programa Preferred Market Developers  (PMD) do Facebook. Trata-se de uma comunidade de centenas de empresas de tecnologia espalhadas por mais de 45 países que auxiliam os profissionais de marketing e publicitários a estabelecer e alavancar conexões sólidas e duradouras com seus consumidores. O PMD cria apps no Facebook, otimiza plugins sociais, administra campanhas publicitárias, mensura resultados e desenvolve estratégias de marketing eficientes para o Facebook. As empresas que desenvolvem produtos com alto nível de qualidade utilizando páginas, apps, anúncios e insights são premiadas com badges.  Essas empresas premiadas são periodicamente monitoradas pelo Facebook e devem demonstrar alto padrão de qualidade de excelência contínuo.

 

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