O evento itinerante Digitalks, voltado ao segmento de marketing digital aportou em João Pessoa (PB) na terça (14) e reuniu profissionais das áreas de comunicação e negócios em uma manhã de programação intensa sobre tendências do mercado digital, e-commerce, relacionamento com o consumidor online e os desafios das empresas aceleradoras, os investidores anjos e as StartUps brasileiras.

 

Considero o Digitalks um ótimo evento para atualização no campo da comunicação, marketing digital, negócios, e claro, muito networking. Este foi o segundo que participei, o primeiro foi em Natal (RN), em 2013. Desta vez, assisti às palestras representando a equipe Digaí e estive acompanhada da galera da Agência de publicidade digital Carratu.

 

Gostei do novo formato do Digitalks, o evento ficou mais enxuto, com palestras objetivas, o que para quem está em busca de atualização de mercado num curto período de tempo, é o ideal. Entre as palestras, a participação do representante do Google Adwords Team, André Nery, revelou alguns dados interessantes, como o número astronômico de e-mails trocados via gmail diariamente => ‘apenas’ 2 bilhões! O fato de que o e-commerce está em constante crescimento, 85% dos mais de 120 milhões de internautas brasileiros já compraram online; E os mais de 55 milhões de internautas no Brasil que já navegam diariamente via dispositivos móveis (celulares e tablets).

 

 

Desafios atuais para os profissionais de marketing digital

O palestrante André Nery relatou alguns desafios para os profissionais que lidam com o marketing nas empresas, compartilho aqui alguns deles:

 

  • A mídia está fragmentada e os consumidores assumem novas posturas diante de tanta informação disponível. Mais de 50 % das pessoas navegam na web enquanto veem TV, por exemplo;
  • Vivemos a geração de pessoas que são conectores, curadores e comunicadores de conteúdos. São eles que  compartilham opiniões e o que consideram relevante a troca de experiências e os diálogos em comunidades virtuais;
  • Ao planejar uma ação de comunicação, a atenção deve estar focada nas pessoas e não somente em dados demográficos da população; Conhecer os detalhes sobre o comportamento de quem está em busca de um produto ou serviço é fundamental para quem quer vender online;
  • Criatividade, relevância e consistência são elementos essenciais em qualquer comunicação de marketing digital que deve ser guiado por planejamento, monitoramento e avaliação constante dos resultados obtidos.

 

Para ilustrar foram apresentados alguns vídeos como aquele do google glass de 2013, nem tão novo assim para os tempos efêmeros que vivemos, mas sempre ilustrativo sobre as novas possibilidades de interação e registro de imagens. O vídeo que encantou os participantes foi o da menininha que com apenas um ano de idade, já tentava ler revista ‘acessando’ as páginas como estava acostumada no tablet, vale a pena conferir:

 

 

No próximo post sobre o Digitalks 2014 etapa João Pessoa: os detalhes do bate-papo que rolou sobre direito digital, marco civil da internet e a segurança na rede; o case da Editora Abril e a parceria com a aceleradora Plug and Play, que está revelando StarUps brasileiras; Tem ainda as impressões sobre a palestra que bombou em Jampa: a do publicitário Tiago Luz, Chief Evangelist da VTEX. Com a palestra ‘Deus continua castigando o burro’, Tiago integrou humor e informações relevantes sobre estratégias de marketing para o e-commerce. E por fim, o momento ‘Innovation Day’ do Digitalks 2014, que levou para o fórum o universo das StartUps com a palestra do empresário e representante da Anjos do Brasil Nordeste, João Kepler. Até breve!

 

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