Nas últimas semanas, temos presenciado a redução do alcance orgânico dos posts no Facebook. A maior parte das pessoas que têm uma página na rede social têm sofrido com a situação e tenho ouvido muitas reclamações de empreendedores, profissionais e alunos meus.

 

Na busca de soluções para contornar esse problema, me deparei com um post muito legal feito por Jon Loomer. Ele mostra 6 dicas de como aumentar o alcance orgânico dos posts no Facebook e decidi me basear nele para produzir esse post.

 

Assista já o vídeo abaixo ou, se preferir, leia esse post em texto!

 

 

 

O alcance caiu!

 

Antes de mais nada, é importante analisar porque o alcance caiu. Tenho ouvido muita gente dizer que o Facebook só quer ganhar dinheiro (o que não é mentira), mas eu gostaria de ressaltar 2 aspectos:

 

1) Cada um de nós curte muitas páginas e tem muitos amigos. Desse modo, não há “espaço” no feed de notícias para que apareça tudo que todo mundo postar. Imagine que você possui 600 amigos e curte 100 páginas. Se metade deles postasse apenas 3 itens por dia, você teria 1050 postagens diárias em seu feed de notícias. Isso sem contar as curtidas, compartilhamentos, menções, etc. Em resumo: tem que haver um filtro (que será cada vez maior!).

 

2) O Facebook é uma empresa privada e, como tal, precisa cobrir todos os seus custos e dar lucro. Ou seja, não há nada de errado em cobrar, especialmente porque estamos falando de negócios e quem quer ganhar dinheiro precisa investir. Para a grande maioria do público (proprietários de perfis pessoais), tudo continua grátis.

 

Independentemente de qualquer coisa, vamos ser pragmáticos. O fato é que o alcance caiu e precisamos buscar estratégias para contornar a situação com o menor custo possível. Para isso, precisamos entender um pouco como é feita a seleção do conteúdo que vemos.

 

Como o Facebook define o que aparece para cada usuário?

 

De modo geral, o que aparece no meu feed de notícias depende de três coisas:

 

1) Tempo: conteúdos postados recentemente tendem a aparecer com mais frequência do que conteúdos “antigos”;

 

2) Relevância: conteúdos que geram maior engajamento são considerados mais relevantes e, consequentemente, aparecem com mais frequência do que conteúdos com menos curtidas, compartilhamentos e comentários;

 

3) Afinidade: conteúdos postados por pessoas e páginas com as quais eu me relaciono com mais frequência têm maior chance de aparecer do que postagens de pessoas e páginas com as quais eu me relaciono menos.

 

Note que os 03 aspectos mostram uma tentativa do Facebook em exibir para nós o conteúdo mais relevante. Conhecendo esses aspectos, fica mais fácil compreendermos como aumentar o alcance.

 

Agora vamos às dicas!

 

1. Publique quando seus fãs estão online

 

Uma das coisas que o Facebook leva em consideração para definir o que aparece no feed de notícias dos usuários é o horário da postagem. Desse modo, se você publica um conteúdo no momento em que seus fãs estão online, há uma chance bem maior dele ser visualizado.

 

Os melhores horários para postagens podem ser visualizados no próprio Facebook Insights, a ferramenta de mensuração de resultados do Facebook (nesse outro post falo exatamente sobre esse ponto). Em um dos gráficos da ferramenta, é exibido o horário em que nossos fãs estão online, independentemente de ele estar em nossa página ou não.

 

Esse é o gráfico para o Digaí:

 

Horário em que os fãs estão online no Facebook

 

Como pode ser observado, para nós, os melhores horários para postagem são de 09h às 15h. Os horários em que há menos pessoas online são entre meia noite e 06 da manhã.

 

É importante ressaltar que esses horários são válidos para a audiência do Digaí. Você precisa compreender o que funciona para você analisando o relatório da sua página.

 

Uma vez compreendidos os horários em que há mais fãs online, quantas vezes devemos postar?

 

É disso que trata a dica número dois!

 

 

2. Publique com frequência

 

Apesar da audiência do Facebook no Brasil ser muito grande, ninguém vai passar o dia inteiro com ele aberto. Na verdade, as pessoas entram na rede social algumas vezes por dia e, além disso, podem passar alguns dias sem entrar.

 

Por conta disso, é recomendável publicar com frequência. Se você faz apenas um post por dia às 10h da manhã, vai impactar fortemente os fãs que estão online naquele horário. Alguém que não acessou o Facebook pela manhã e só foi fazê-lo às 15h, por exemplo, provavelmente não verá a postagem (a não ser que ela tenha sido muito relevante).

 

Desse modo, é recomendável realizar várias postagens por dia, em horários variados. Você pode definir um intervalo de 03 ou 04 horas entre as postagens para aumentar o número de fãs online no momento em que elas são feitas.

 

Você pode inclusive fazer postagens em horários em que há poucos usuários online. É possível, por exemplo, que algumas pessoas só acessem o Facebook de madrugada e postando algo nesse horário, você aumenta as chances de contemplá-lo.

 

Como produzir conteúdo é caro e trabalhoso, às vezes não vale a pena produzir algo específico para postar nesses horários de menos audiência.

 

Aí é que entra a terceira dica!

 

 

3. Republique posts antigos

 

Se você postou um conteúdo em sua página há 01 ou 02 meses e esse post é atemporal (que não fica desatualizado) você pode reaproveitá-lo. Não há problema algum em você postá-lo novamente após algum tempo.

 

Algo que pode funcionar muito bem é usar esse conteúdo nos horários em que há menos pessoas online, para complementar a “grade” de conteúdos.

 

Uma dúvida muito comum é que tipo de conteúdo publicar. Vamos à dica 4!

 

4. Produza conteúdo com alto engajamento

 

Quanto mais curtidas e compartilhamentos seu post tiver, mais relevante ele será considerado pelo Facebook. Desse modo, ele ganha visibilidade e vai aparecer para um maior número de fãs.

 

O que produz conteúdo vai variar de nicho para nicho. De modo geral, recomendo que tente despertar no fã um sentimento que o faça ter vontade de fazer seus amigos passarem pelo mesmo. Assim, posts curiosos, polêmicos e que estimulem o emocional são ótimos candidatos. Lembre-se de que as imagens têm um papel fundamental no Facebook.

 

Das ações consideradas engajamento, uma delas tem uma característica particular. Dica 5, aí vamos nós!

 

5. Crie conteúdos que estimulem comentários

 

Quando produzir um conteúdo para sua página no Facebook, busque conteúdos que gerem comentários. Isso é muito relevante, especialmente porque tem sido comum posts antigos “ressuscitarem” em nosso feed de notícias.

 

Vez ou outra acontece comigo… Uma foto minha ou de um amigo, que foi postada há 6 meses, de repente recebe um comentário e magicamente volta a aparecer no feed de notícias. Podemos usar isso a nosso favor criando conteúdos que estimulem comentários.

 

Para finalizar, vamos à dica (quase) final!

 

6. Atraia audiência interessada no seu tema

 

De nada adianta atentar para os horários, números de posts e conteúdos produzidos se você não possui fãs interessados em seu negócio. Por esse motivo, é recomendável utilizar estratégias focadas em atrair fãs de qualidade para sua página.

 

Anúncios no Facebook Ads são uma ótima alternativa para isso. Quando criamos anúncios com o público devidamente segmentado, os usuários tornam-se fãs por afinidade à marca ou negócio.

 

Por outro lado, ações promocionais baseadas em curtidas e compartilhamentos podem não ser interessantes. Elas tendem a atrair fãs que estão mais interessados nos prêmios do que no negócio e isso precisa ser levado em consideração no planejamento.

 

Por isso, vou deixar aqui um vídeo que explica um pouco mais sobre como ser mais visto no Facebook de uma forma positiva e genuína. Confira abaixo:

 

 

7. Dica Bônus (por tempo limitado)

 

Se você possui interesse em dominar o Facebook e gerar resultados para seu negócio, recomendo o curso do Felipe Moreira: Facebook Ultimate.  O Felipe é um dos maiores experts do Brasil em Facebook!

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