Uma novidade do Google está para chegar. Mas, dessa vez, não é nada relativo a aplicativos e mudanças nos sites. A grande aposta do Google agora é: Conectar o mundo inteiro à Internet.

 

Mas como seria isso? Nossa, até parece ficção científica, mas não se iluda: O projeto é real!

 

Tudo começou quando Sameera Ponda, uma jovem cientista chilena, é convidada pelo Google para tocar o “Projeto Loon”. O esquema é o seguinte:  Enormes balões equipados com antenas, sistemas mecânicos e eletrônicos que poderão facilitar a navegação do balão, vários aquecedores, paraquedas e painéis solares, pois a ideia do projeto é que ele seja completamente sustentável. Esses balões, pesando cerca de 85 kg, devem ser postos na estratosfera, cerca de 20 mil metros do solo, bem acima das nuvens. As outras antenas, fixadas na terra, se comunicariam com os balões, fazendo assim a conexão.

 

E para que tudo isso? Simples: Internet para todos!

 

Áreas onde o sinal de 3G não chega, como regiões agrícolas, interiores e países mais pobres, seriam bastante beneficiados pelo projeto, que, segundo Sameera,  saiu bem mais em conta para a equipe utilizar balões do que satélites. O projeto continua em teste, desta vez para a prova de diversos materiais mais resistentes. O atual balão testado tem a capacidade de funcionar por 100 dias, e cobre uma área de 40 km, extensão dada para o fornecimento da Internet à população.

 

Se você sofre com a conexão 3G, parece que esses dias estão contados! A tendência é que o serviço melhore, graças ao Loon.  Aguardamos ansiosamente pela realização deste projeto aqui no Brasil também!

 

balão do Google Loon

 

 

 

E o Google, como sempre, se superando, hein?

Posts Relacionados