A maior liquidação no mundo online ocorrerá dia 29 de novembro. É hora de torrar sua primeira parcela do 13º, parcelar em 10x, comprometer a renda, se atolar em dívidas. Mas será que teremos promoções reais? Promoções palpáveis? Ou será só mais uma “promo de verão”?

 

A Black Friday chegou ao Brasil em 2010, com pouco mais de 50 lojas do universo online. Já em 2012 a adesão foi por volta de 300 lojas. Na versão americana, os descontos são realmente sensitivos (80% Off), já no Brasil ficam na casa dos “40%Off”. Esse promete ser maior ainda. As grandes empresas do varejo-digital vêm prometendo descontos de “70%Off”. Abaixo podemos ver um infográfico que relata o que acontece nessas 24h de promoções.

 

 

Black-Friday-Infografico

  (fonte do infográfico)

Mas será que teremos boas promoções? Não só em preço, mas em relação ao valor do produto. Será que os tais objetos do nosso desejo de consumo estarão pela metade do preço? Ou pelo menos acessíveis? Ou será mais um canalha “marketing de maquiagem” (quando a loja aumenta o preço antes, pra dizer que está vendendo mais barato depois)?

 

Por falar nisso o Procon está de olho – com os dois olhos – nesse tipo de atitude. Algumas empresas como: Walmart, Americanas, Extra, Ponto Frio, Submarino, Fast Shop e Saraiva, que foram notificadas por esse tipo de atitude ano passado, estão na lista negra do órgão para esse ano. Eu, particularmente, estou com vários “Email-Marketing” dessas lojas (e de outras) guardados, só esperando a #BlackFriday chegar pra comparar. E se tiver alguma maquiagem… Pode ter certeza que farei um lindo post denunciando. #EstamosDeOlho
Agora, vai ter promoção? Vai, sim!! Vale apena usar aquele ditado “Pago pra ver”, e aguardar o que vem por aí. As lojas estão apelando fortemente para a #BlackFriday, apenas acho que os objetos tops não estarão com 50%Off, mas os intermediários podem ter um bom desconto. E outra, o “evento” é pra e-commerce, mas o brasileiro já resolveu usar do nosso jeitinho e algumas lojas vão aderir em seus pontos-físicos. Isso mesmo, algumas lojas físicas também terão seu #BlackFriday.

 

 

Bom, só me resta desejar boas compras! 😀

Posts Relacionados