Você já reparou na quantidade de dispositivos que usa ao mesmo tempo? Você só assiste TV ou você assiste TV com o smartphone na mão? Ou ainda o notebook no colo? O tablet também? Louco isso, né? Nem tanto – se levarmos em consideração nossa época e alguns dados.

 

Segundo pesquisa encomendada pela Google Brasil à Ipsos, hoje temos mais de 30 milhões de brasileiros que consomem mídia em três telas. Se compararmos a países como França (19 milhões) ou Reino Unido (16 milhões), temos praticamente o dobro de usuários. E ainda digo mais; Talvez, só percamos para os USA, Japão e a toda poderosa da conexão Coréia do Sul.

 

Mas por que estamos assim?

 

São vários fatores que influenciam nesse comportamento. Dentre eles está a evolução da tecnologia e fácil acesso a mesma. Essa tendência traz não só um novo comportamento, mas também um novo tipo de consumidor. Nossa atenção é fragmentada devido ao bombardeio de informações que recebemos a todo instante. Ou seja, não paramos quieto com um único foco. Não adianta as empresas investirem só em uma única mídia, nós não prestaremos atenção (isso não quer dizer que elas devem ser invasivas. Muito cuidado nessa linha tênue). A todo instante estamos conectados com algum tipo de tela, e com quase 7 em cada 10 usuários brasileiros usando TV e Smartphone ao mesmo tempo, as empresas precisam se adequar à tendência nacional (ou mundial). A geração Y é quem domina o mercado, são eles quem fazem a tendência. Os Baby Boomers e geração X já fizeram sua parte (não confundir com “não investir mais nessas duas gerações”. Isso é um pecado mortal na vida business).

 

A diretora de pesquisas do Google para América Latina, Maria Helena Marinho, foi bastante feliz em seu comentário:

 

“… Em vez de ter sessões online, estamos entrando em uma era de conectividade constante, a qualquer hora, em qualquer lugar”.
Já nos negócios:
“Para marcas e empresas, isto significa uma necessidade de estar presente de maneira consistente e adequada, em todas as telas, para garantir ao usuário uma experiência prazerosa e coerente”.

 

Tudo acima é consequência dos seguintes dados:

 

1. 63 milhões de brasileiros usam pelo menos duas telas diariamente – TV + Computador.
2. 30 milhões de brasileiros usam três telas – TV + Computador + Smartphone.
3. A aquisição de Smartphones cresceu 86% em relação a 2012, já a adoção de Tablets cresceu 300%.
4. 69% dos usuários são expostos à mídia através de telas – Computador = 26h semanais; TV = 19h semanais; Smartphone = 13h semanais.
5. 52% dos brasileiros assistem TV e acessa a internet ao mesmo tempo – Nosso comportamento é mais simultâneo, tendo a TV como a tela mais consumida, ainda.
6. 68% dos multi-telas assistem TV e usam o Smartphone ao mesmo tempo.
7. 27% dos usuários multi-telas já fazem compras online no Brasil – Ou seja, vemos na TV e logo procuramos saber mais sobre o produto em outra tela, sendo a compra online um click de distância da venda.
8. 30% deste grupo usam mais de um dispositivo para fechar a compra.

 

Particularmente, faço parte dessa estatística. Sempre assisto jogo tuitando, ou quando vejo algum produto na TV interessante vou pesquisar mais informações sobre ele na internet. E, assim, muitas vezes compro online. Isso é tendência, não há como evitar.