No último dia 06, o Facebook anunciou mudanças significativas na sua plataforma de publicidade. Segundo explicações da própria equipe, existiam produtos redundantes dentro do sistema e que poderiam ser facilmente substituídas por ferramentas nativas da rede social.

 

Obviamente, nenhuma atitude foi tomada sem embasamento e pesquisa de mercado, o Facebook passou um ano colhendo feedbacks de profissionais que utilizam a plataforma até chegar a um consenso do que poderia facilitar o trabalho dos usuários entregando as soluções mais adequadas aos objetivos de comunicação de cada um.

 

Ao todo, o Facebook contava com 27 produtos de publicidade entre histórias patrocinadas, enquetes e opções curtir. Todas essas mudanças possuem o intuito de deixar o Facebook com menos produtos e focar efetivamente nos que funcionam realmente.

 

A seguir iremos mostrar o que sai, o que permanece e o que foi melhorado dentro do Facebook Ads.

 

 

O que sai:

 

 

Histórias Patrocinadas

 

Da maneira habitual, através do Ads Manager, ao criar um anúncio tradicional o Facebook sugere um outro com a conotação de promover uma publicação, mas com as mudanças esses dois tipos de anúncio serão unificados, fazendo com que os anúncios padrões do Facebook já venham com contexto social.

 

Histórias patrocinadas saem de cena

 

 

Perguntas para Páginas (enquetes)

 

Justificando que, para as marcas, é muito mais valioso fazer uma pergunta em um post específico e receber as respostas nos comentários, o Facebook decidiu extinguir as enquetes de página. Não sei até que ponto isso é válido, pois através das enquetes nós conseguimos restringir as respostas à opções que julgamos mais valiosas e diminuindo dispersões desnecessárias nas respostas, coisa que em uma página que possui 1 milhão de fãs e taxa de 1% de engajamento no post, tornaria o trabalho de apuração das respostas bastante trabalhoso.

 

facebook-questions

 

 

Ofertas do Facebook

 

O Facebook Offers, como também é conhecido, é uma ferramenta muito bacana para trabalhar promoções offline, já para lojas online ela não funcionou muito bem, o Facebook entendeu que ao publicar um post com uma oferta ou desconto, a taxa de conversão era significativamente maior do que através das Ofertas do Facebook.

 

facebook-offers

 

 

O que será ajustado:

 

Contexto Social

 

Conforme expliquei acima, ao criar um novo anúncio, o Facebook automaticamente irá gerar um contexto social para tal, pois segundo pesquisas de institutos renomados como Nielsen, ComScore e Datalogix afirmam que anúncios com contexto social aumentam o brand awareness e o ROI, então nada mais natural do que oferecer isso nos anúncios. Como podem ver na imagem abaixo, até a aparência da publicação irá mudar. O texto virá em uma camada acima da imagem, combinado com botões sociais.

 

 

facebook-ads-news

 

Visual Criativo dos Anúncios

 

O aspecto visual dos criativos também irá mudar, mais concisos e objetivos, eles terão como prioridade diminuir o número de formatos de anúncios, facilitar a criação e testes sobre quais anúncios funcionam melhor.

 

facebook-ad-adjustment

 

Todas as mudanças estão previstas para entrar em vigor no mês de Julho.

 

 

 

Fonte

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