Constantemente falamos aqui no portal como os hábitos do consumidor têm mudado nos últimos anos. Acostumados a comprar em lojas físicas, cada vez mais os brasileiros estão utilizando e-commerces na hora de consumir produtos. Visando mostrar essa transformação, uma pesquisa recente revelou como o comportamento do consumidor brasileiro age durante a jornada de compra.

O estudo intitulado de The Shopper Story 2017 foi desenvolvido pela Criteo, empresa francesa especialista em tecnologia para e-commerce. De uma forma geral, o levantamento revelou que 79% dos consumidores brasileiros são omnishoppers, ou seja, estão habituados a utilizar ambientes online e offline durante a jornada de compra.

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Como age o consumidor brasileiro

Segundo a Criteo, o brasileiro está acostumado a utilizar diversos dispositivos até finalizar a compra. Isso pode incluir smartphones, aplicativos, desktop e até mesmo fazer isso enquanto está dentro de uma loja física. Uma das características do consumidor nacional é adotar o showrooming, quando ele tem o primeiro contato com o produto dentro da loja física mas finaliza a compra através da internet.

A pesquisa mostrou que 64% das pessoas fazem isso em algum momento, enquanto que 29% já estão habituados a agir dessa maneira frequentemente. No sentido inverso, 60% dos consumidores eventualmente fazem buscas online para depois irem na loja física e adquirir o produto, ao passo que 20% faz isso regularmente.

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Foco no cliente e não no canal

Para Alessander Firmino, diretor geral da Criteo para o Brasil e América Latina, as empresas devem entender que mais importante do que focar no canal de comunicação, é saber que o cliente é o núcleo principal. Entre os fatores determinantes para a disseminação dos omnishoppers estão a popularização do smartphone e a comodidade de comprar online.

Dos participantes da pesquisa, 54% revelaram que já compraram algum produto através da internet mesmo que durante a aquisição do item eles estivessem dentro da loja física da mesma empresa. Por isso, diferente do que ocorre no ambiente offline, as comprar feitas no ambiente digital são menos propensas a serem feitas por impulso, tendo em vista que o cliente dificilmente acessa um site e finaliza a aquisição sem pesquisar antes.

E aí, amigo, qual a importância de criar estratégias pensando nos omnishoppers?

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