O Instagram lançou uma funcionalidade chamada Instagram Reels, e a novidade já veio acompanhada de polêmica. O Reels é uma cópia do TikTok, aplicativo de entretenimento que está “bombando”.

Mas ser uma cópia de um aplicativo de sucesso não garante a popularidade da funcionalidade. Por isso, o questionamento que fica é: Será que o Reels vai pegar?

Independente do futuro imprevisível do Reels, ele tem sido bastante utilizado pelos usuários. Além de ter muitas ferramentas que possibilitam a criatividade, o Reels tem contado com alta taxa de entregabilidade, tendo em vista que o Instagram que fazer a funcionalidade “colar”.

Esse é um bom motivo pra você acompanhar esse artigo até o fim e aprender a usar as principais operações dessa novidade! Vamos lá?

Essa é uma oportunidade de você produzir conteúdo e atingir seu público com força. Por isso, abaixo te ajudamos a entender melhor o Reels e como utilizá-lo!

Trejetória-do-Instagram
Fonte: Freepik

A caminhada até o Reels

Em primeiro lugar, é importante ter uma noção de toda a trajetória do Instagram até chegar no Reels.

O sucesso do TikTok, aplicativo lançado em 2016, começou a chamar atenção do Facebook mais recentemente, quando passou a receber mais usuários adultos na sua rede.

Adultos em uma rede social significa alto potencial de tração, publicidade e monetização, afinal, o dinheiro está com os adultos. E é isso que, no final das contas, as empresas de aplicativo querem.

O Facebook, que é dono também do Instagram e do WhatsApp, e que sempre está de olho no mercado, resolveu investir pesado contra o TikTok.

Em 2016 o Instagram copiou a funcionalidade “stories” do aplicativo Snapchat. Isso acabou com o uso da ferramenta aqui no Brasil e em outros países.

Em 2018 o Facebook criou o “Facebook Lasso”, que nada mais é do que mais uma cópia do TikTok, só que para o Facebook. A novidade também não caiu no gosto do povo e foi desativada em muitos países.

Já em 2019 o Instagram criou o “Cenas”, mais uma funcionalidade extremamente semelhante ao TikTok, só que dessa vez dentro do Story do Instagram. Esse experimento chegou a ter alguma adesão, mas não o suficiente para se manter e desbancar o TikTok.

Agora, em 2020, a longa saga do Facebook para desbancar o TikTok culminou no “Reels”, que em tradução livre significa “bobina” ou “carretel”.

Aparentemente, o Reels está tendo bastante adesão. Essa pode ser a chance do Facebook desbancar o TikTok, e é exatamente por isso que você precisa saber como funciona o Reels e suas principais funcionalidades. Você não pode ficar de fora!

Instagram-Reels

O que é o Reels

O Reels é um recurso do Instagram que permite que os usuários produzam vídeos curtos e editáveis de até 15 segundos com várias possibilidades de edição. Eles podem ser compartilhados tanto no Story quanto no Feed.

Tendo em vista essas especificações, vamos dar início agora a um passeio pelo Reels, começando pelas suas funcionalidades.

Como funciona

No momento em que você abrir o seu Instagram, você vai encontrar, na parte superior esquerda, um ícone de uma câmera. Clicando nela, você será redirecionado para a tela de publicação de Story. Na barra de rolagem, perto do botão de captura, você irá encontrar a opção Reels.

Edições de áudio

O TikTok deve boa parte da sua popularidade a uma das suas opções de edição que permite aos usuários a dublagem de áudios.

A plataforma tem um banco de áudios no qual estão incluídos trechos de músicas, frases emblemáticas ditas por famosos, falas engraçadas, dentre muitas outras, que podem ser dubladas e utilizadas pelo usuário conforme a criatividade deles. É possível tanto digitar o nome da canção\áudio que você procura quanto usar uma das sugestões da plataforma.

Essa mesma função está presente no Reels! Agora é possível adicionar trilha sonora aos vídeos e realizar as mesmas dublagens engraçadas do TikTok.

Edições de velocidade

Também é possível mexer na velocidade do seu vídeo. Ele pode ficar até 3x mais lento ou 3x mais rápido.

Edições de filtros

Os famosos filtros do Instagram, que vão desde uma maquiagem até um chroma key no fundo (o famoso fundo verde), também podem ser utilizados no Reels.

Edições de temporização

Uma outra opção é definir um temporizador para o início da gravação. Dessa forma, o Reels começa a filmar sozinho no tempo estabelecido, sem que você precise ficar pressionando o botão na tela. Esse recurso permite que você selecione um tempo de até 15 segundos antes que o Reels inicie automaticamente a filmagem.

Essa também é uma oportunidade para quem pretende gravar o vídeo um pouco mais distante do celular. Basta apoiar o celular em um tripé, ou em qualquer outro ambiente que permite que ele fique de pé sem cair, e acionar o temporizador.

Edições de cortes

No Reels é possível gravar vários pequenos vídeos que ao final comporão o vídeo de 15 segundos do seu Story. Os pequenos vídeos também podem ser apagados e regravados ao longo da produção.

Lembrando que o resultado final do seu Reels pode ser upado tanto no Story quanto no Feed do seu perfil. Se forem upados no Story, eles funcionarão como um storie normal e desaparecerão em 24h.

Se forem compartilhados no Feed, o criador do conteúdo poderá dar um nome, escrever uma legenda, colocar uma foto de capa, colocar hashtags e marcar amigos.

Sendo escolhida essa última opção, o Instagram cria, automaticamente, uma biblioteca separada no perfil do usuário para armazenar esses vídeos. Ela fica posicionada logo ao lado da pasta com IGTVs.

Outro bom motivo para você começar agora a criar os seus próprios Reels é que os criadores de conteúdo com conta pública também podem compartilhar o seu reel diretamente na aba Explorar do Instagram. Dessa forma aumentam as chances de um número maior de pessoas assistirem ao conteúdo.

O envio para a aba deve ser escolhido no momento da publicação do Reels. Uma equipe de curadoria interna do Instagram faz a escolha dos vídeos que são exibidos no Explorar. Caso o seu seja escolhido, você será notificado pela plataforma.

Vantagens

Como acabamos de falar, há anos o Facebook está numa jornada à procura da “ferramenta ideal que vai tirar o TikTok da jogada”. Eles realmente estão dispostos a desenvolver e testar vários tipos de funcionalidades até que uma se popularize.

Eles querem muito que o maior número de pessoas utilize o Reels e se habitue a ele. Por isso, em forma de recompensa e com objetivo de atingir mais pessoas, o Instagram está ofertando uma alta taxa de entregabilidade para os Reels produzidos.

Agora que você já descobriu essa oportunidade e já aprendeu a usar, que tal colocar a mão na massa e produzir agora mesmo o seu Reels?

Se esse conteúdo foi útil para você, deixa seu comentário aqui embaixo e envia esse artigo para mais alguém que precise conhecer essa oportunidade!

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