Você sabia que o percentual de seguidores que vê as suas publicações no Instagram gira em torno de 10%? Chocante, não é mesmo?

Desde a popularização do Instagram, o alcance orgânico das publicações só vem caindo. Isso acontece porque a rede social quer que você pague para que seu conteúdo seja visto por mais pessoas, o que não é errado em si. É um modelo de negócio.

Se suas publicações não estão tendo alcance ou estão trazendo pouco resultado, fica tranquilo. Eu tenho duas notícias boas para você.

A primeira é que há formas simples de impulsionar suas publicações, de modo que você consiga fazer sozinho com que seu perfil atinja mais pessoas. Se você achou que só entendendo bastante de tráfego pago para poder impulsionar suas publicações, fica tranquilo.

A segunda notícia boa é que eu vou te ensinar isso hoje: um jeito fácil e simples de impulsionar o seu conteúdo no Instagram. Vamos nessa?

Como-impulsionar-no-Instagram-Passo-a-Passo
Fonte: Freepik

Como Impulsionar

A primeira coisa que você precisa saber é que só perfis profissionais podem promover publicações no Instagram. Se o seu perfil ainda é pessoal, sugiro que você modifique.

Com um perfil profissional em mãos, você vai entrar no seu feed e clicar no conteúdo desejado. Ao fazer isso, vai notar um botão azul do lado inferior direito da foto com o nome “Promover” ou “Impulsionar”.

Destino

Após clicar no botão “Promover”, a primeira coisa que o Instagram te pergunta é para qual destino você quer enviar as pessoas que clicarão na sua publicação impulsionada.

Haverá três opções: enviar a pessoa para o seu perfil; enviar a pessoa para o seu site; enviar a pessoas para as mensagens diretas (direct). Você vai escolher conforme a sua necessidade.

Público

Após definido o Destino, você terá que definir o Público. O primeiro público sugerido é o Público Automático. Nesta opção o Instagram vai mostrar a sua publicação impulsionada para pessoas que tenham um perfil parecido com o das pessoas que te seguem.

Mas, e se você não sabe qual o perfil do seu público? Bom, então meu conselho é que, antes de cogitar escolher essa opção, você vá para o seu perfil no Instagram > clique em Informações > clique na opção Público.

Lá você poderá visualizar a média de faixa etária do seu público, localização, gênero, dentre outras informações. E é com base nessas informações de público que o Instagram vai formatar uma audiência ideal para você.

Se você já impulsionou publicações alguma outra vez, o Instagram vai te dar a opções de utilizar o mesmo público ou de fazer um público novo.

Se você selecionar a opção de criar um novo público, terá que preencher as seguintes informações.

Nome do público: aqui você terá que dar um nome que distingua esse público e te faça identificá-lo rapidamente em uma outra ocasião. Por exemplo, se você é uma padaria e está criando um público para impulsionar o conteúdo sobre um kit de doces para casamentos, cujo público é composto por mulheres de Recife dos 23 aos 35 anos, nomeie o público como “Recife, 23-35, doce noiva”.

Dessa forma, da próxima vez que você quiser utilizar esse público, encontrará ele rapidamente e não confundirá com nenhum outro.

Localização: nesta opção você poderá escolher entre Regional ou Local. Na opção Regional, você poderá selecionar cidade(s) ou estado(s) para atingir. Na opção Local, você poderá determinar um raio de quilômetros para atingir com a sua publicação.

Se você tem um negócio local cujo público é composto por pessoas que moram nos arredores da sua empresa, usar a opção Local talvez seja a melhor decisão. A distância mínima para atingir é a de 1 km.

Interesses: aqui você deverá selecionar os interesses que seu público deverá ter em comum. Retornando novamente com o exemplo da empresa que vende doces para casamentos, o público ideal desse tipo de anúncio deverá ter interesses que girem em torno de festas, casamento, noivado e doces/bolos.

Faixa etária: qual a idade média do público que você quer alcançar com a publicação impulsionada? No caso da empresa de doces para casamento, a faixa etária está entre 23 e 35 anos, média de idade em que as pessoas costumam se casar hoje em dia.

Ao final desse processo, o Instagram vai te mostrar o número aproximado de pessoas que irá atingir com o seu anúncio, a partir das suas especificações.

Como impulsionar no Instagram - Orçcamento

Orçamento

Nesta etapa, você irá definir qual o valor que você pretende gastar por dia e por quantos dias. O valor mínimo a ser investido é de R$ 6. Você pode impulsionar a publicação a partir de um dia até 30 dias.

Após selecionar o orçamento e a quantidade de dias nos quais você quer o anúncio no ar, automaticamente o Instagram já vai te mostrar o valor total que você terá que investir. Se você, por exemplo, escolheu anunciar com o orçamento de R$ 10 por 10 dias, o valor total investido será de R$ 100.

E se você estiver inseguro sobre ter feito tudo certo, fique tranquilo. Na última aba, antes de concluir o pagamento, o Instagram permite que você veja uma prévia do anúncio. Assim você saberá como ele vai aparecer para outras pessoas.

Impulsionar pelo celular X Impulsionar pelo computador

Como você pode ver, o processo de impulsionamento é bem simples, não é mesmo? Mas agora fica uma dica: se você for fazer todo esse processo pelo celular, saiba que há limitações.

Se você fizer esse processo pelo computador, você poderá selecionar como público aquela parcela de pessoas que já interagiu e engajou com o seu Instagram nos últimos 30, 60 ou 90 dias. Isso ainda não é possível no momento em que você formata um anúncio pelo celular.

Se você faz o anúncio pelo computador, também poderá escolher como público aquelas pessoas que visitaram o seu site. Isso também ainda não é possível pelo celular. Por isso, fica uma recomendação.

Se você for anunciar “pra valer” ou se for investir um valor alto, faça o anúncio pelo computador. Isso poderá ser feito pelo Gerenciador de Anúncios do Facebook ou pelo Gerenciador de Negócios.

Quem faz anúncios dessa forma profissional colhe muito mais resultados. Por isso, após testar o impulsionamento, não deixe de aprender mais sobre anúncios.

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