Finalmente o Facebook, que é dono do Instagram, liberou nesta terça-feira, aqui no Brasil, a função que permite colocar música nos stories do Instagram. A ferramenta já estava em teste em vários outros países desde maio.

Com essa novidade, os usuários podem fazer uso de uma diversa biblioteca de artistas, que deve ser acessada através da função de stickers, como é com a maioria dos outros recursos oferecidos pela rede social.

E, para quem estiver do outro lado da telinha assistindo aos “stories musicais”, essa ferramenta também é divertida, pois além de ouvir a música e conhecer novos artistas, o espectador também tem acesso a mais informações da música ao clicar no sticker.

Como funciona essa ferramenta?

A função de música no stories do Instagram funciona de forma semelhante aos demais stickers. O primeiro passo é abrir o stories e gravar o vídeo ou imagem desejada, e então seguir o procedimento regular de uso de stickers.

Após selecionar a opção “Música”, aparecerão as abas “Popular”, onde estão as músicas mais tocadas, “Momentos” que diz respeito ao humor que a pessoa se identifica naquele momento e “Gêneros”, que são os gêneros musicais como Pop, Rock e R&B.

O usuário ainda tem a possibilidade de procurar uma música específica na barra de pesquisas e, após selecionar a faixa de sua preferência, é possível escolher o trecho exato que será a trilha sonora daquele storie.

Para quem é usuário IOS, a novidade é melhor ainda! Nesse software o Instagram oferece a possibilidade de escolher a música antes mesmo de gravar o storie. Para isso, é só clicar na opção música que fica no mesmo lugar que as ferramentas de “Boomerang” e “Mãos Livres”.

music-instagram

Fonte: Divulgação/Instagram

Instagram X Gravadoras

Para fazer esse novo recurso acontecer, foi necessário que o Instagram entrasse em contato com as maiores gravadoras do mundo, como a Universal, Warner e a Sony e garantir o uso legal das músicas.

De acordo com Álvaro de Torres, que lidera o setor de desenvolvimento de negócios e parcerias musicais para o Facebook na América Latina, além das licenças internacionais que já estavam sendo usadas, foram feitas parcerias com representantes de artistas brasileiros, para que o conteúdo local também pudesse ser utilizado na plataforma.

Nessa história toda, o Instagram ainda saiu ganhando: a empresa anunciou que o stories alcançou a marca de 400 milhões de usuários.

E aí, amigo, animado para testar essa novidade?