O Facebook anunciou, esta semana, mudanças importantes na maneira como visualizamos o feed de notícias. A rede de Marck Zurckerberg abriu mais opções para que o usuário possa personalizar o que é exibido nesta sessão. Em resumo, isso significa que nós poderemos ter mais controle sobre que tipo de post e atualização nós veremos no Facebook. Essa novidade pode transformar completamente a forma como utilizamos a nossa rede social favorita.

 

Quais são as mudanças?

 

Nem todos os amigos e empresas que você segue no Facebook têm os conteúdos exibidos o tempo todo no seu feed de notícias. A rede tem um algoritmo que escolhe o que você vai ver. Essa escolha é feita, automaticamente, baseada nas suas interações. Então, se o usuário dá “like” em muitos posts de um parente específico, mais conteúdos deste parente serão exibidos no painél de atualizações. Às vezes funciona. Às vezes não. Em alguns casos, os robôs do Facebook criam um círculo virtuoso / vicioso no qual o usuário preso nos mesmos conteúdos. Isso muda agora.

 

“Sabemos que, no final das contas, você é a único que realmente sabe o que é mais significativo para você e, por isso, nós queremos dar mais maneiras para você controlar o que você vê”, disse o Facebook no anúncio das mudanças. A rede social redesenhou e expandiu o “Facebook News Feed Preferences”. As novidades são:

 

 

  • Indicativo de que amigos e páginas queremos ver primeiro

 

Agora o usuário pode escolher que amigos e empresas ele quer ver no topo do news feed. É só ir nas preferências e colocar uma estrelinha na foto do perfil. As atualizações destas páginas ou pessoas vão aparecer em cima da página, independente de que horário elas foram postadas. Desta forma, não será mais preciso perder horas rolando a barra de rolagem do Facebook para achar o post daquela página que você adora (ou não, porque na maioria das vezes a gente se distrai e passa essas horas todas lerando mesmo).

 

 

  • Sugestão de novas páginas para seguir

 

O Facebook disponibilizou uma forma de descobrir sugestões de novas páginas baseadas nos interesses do usuário. Semelhante ao que acontece no Instagram, (isso não deve ser coincidência) o usuário agora poderá encontrar novidades de acordo com o seu perfil.

 

 

  • Controles mais fáceis para seguir ou deixar de seguir páginas e pessoas

 

Nem tudo o que curtimos aparece no nosso news feed. Gerenciar o queríamos visualizar com frequência ou não era uma chatice, mas agora o Facebook promete ter deixado essa tarefa mais fácil. A rede passou a exibir uma lista das pessoas, páginas e grupos que o usuário viu na semana anterior, além das últimas atualizações que receberam o “não seguir”. Assim o usário pode marcar rapidinho quem ele quer continuar vendo ou desfazer o unfollow.

 

Como acessar as mudanças no news feed?

 

Para começar a deixar o seu Facebook mais legal, basta acessar “Settings”, depois “News Feed Preferences” e depois clicar em “More”. Mas atenção, por enquanto as mudanças só estão disponíveis em IOS. O Facebook promete que em breve as novidades poderão ser acessadas nas versões web e Andoid.

 

As mudanças anunciadas esta semana são uma adição às melhorias nos controles do news feed que o Facebook já tinha realizado no ano passado.

 

O Facebook vai ficar muito melhor

 

O próprio Facebook parece estar entendendo o dilema de seus usuários. A rede social continua sendo uma das favoritas e mais usadas no mundo, mas o namoro estava se tornando uma relação de amor e ódio. Somos todos viciados em Facebook, mas ler e interagir com os posts não estava nos deixando felizes. O algoritmo de Zuckerberg tem a melhor das intenções, nos mostrar o que gostamos mais. Mas alguns experimentos mostraram como é fácil enlouquecer os robozinhos do Facebook. Teve aquele maluco que curtiu tudo que aparecia. E o outro que testou o oposto. Cansado, o escritor Fábio Bracht resolveu simplesmente “matar” o news feed. Eu mesma deixei a rede social de lado por alguns meses no ano passado porque sem paciência para as bobagens postadas por lá.

 

Claro que nós, os queridos usuários do Facebook, temos toda a responsabilidade sobre o que publicamos por lá. Mas agora, com as mudanças, teremos também mais controle sobre o que queremos ver das publicações de outras pessoas.

 

Acho que o Facebook tem tudo para ficar bem mais interessante. E vocês: amam ou odeiam a rede de Zuckerberg? Gostaram das mudanças?

 

Posts Relacionados