Procurando o essencial na indústria, aqui está um conjunto de competências essenciais nos dias de hoje na produção e entrega de um conteúdo relevante.

Você está improvisando demais no seu Marketing de Conteúdo?

Criar conteúdo para atrair e segmentar clientes com fins comerciais não é algo simples e barato. Você tem de ser sensível e inteligente, a fim de saber o que querem as pessoas, para direcionar toda a sua estratégia. Tem também de levar em conta o tempo, pois não é algo rápido. Conte com a organicidade que só o tempo dá. É assim que você constrói credibilidade da sua audiência para em um determinado momento converter esses seguidores em compradores de produtos ou serviços que você oferece. Você como um produtor de vinhos, por exemplo, observa sua cultura e vê o que é necessário para desenvolver cada etapa do processo. Semear com os melhores ingredientes, no solo certo é a primeira questão.

Marketing é um espaço divertido na comunicação. Mas, assim como os atletas e os dançarinos têm de ter uma musculatura especialmente poderosa para realizar seus movimentos com leveza, o conteúdo tem de estar muito bem estruturado para ser relevante e atrativo.  Novas tecnologias estão trazendo oportunidades interessantes de você se conectar com os clientes de forma bem orientada, para saber o que eles querem e de que maneiras, mas de qualquer modo você precisa da matéria-prima para criar o conteúdo que julgar necessário.

Para escrever, produzir vídeos, posts, artes, fotos, webinars, tabelas, gráficos, e-books, podcasts e outras publicações que agregam valor ao seu mercado, você terá de ter esses elementos em alta importância.

Seguem algumas dicas:

Fotos & vídeos

Você vai precisar de fotos, mas não é todo mundo que pode fazer isso, como também existe um mínimo de requisito técnico que, por vezes, as pessoas que não conhecem o campo não percebem. Os smartphones atingem bons resultados dependendo de quem sejam os fotógrafos. Tem de haver uma qualificação nas imagens que você publica. Assim, as fotos que você posta não podem ser de qualquer jeito, com os vídeos a qualidade tem de ser uma característica presente em seu canal no YouTube e outras plataformas. É fácil diferenciar o conteúdo que foi feito por um amador e que tenha sido criado por um especialista, esse é o nível exigido aqui.

Texto

No marketing de conteúdo sempre se necessitam redatores. Mesmo as fotos precisam de texto, tal como os vídeos, que exigem alguma legenda para eles. Todos da equipe de uma maneira ou outra trabalham com textos, mas há que haver aquele que é o responsável, de acordo com o perfil exigido. O texto é o elemento capaz de despertar emoções no público. As palavras usadas em suas estratégias definem a estratégia e a marca. Se sua equipe pode entregar resultados textuais em um curto período de tempo, é um ativo valioso para o seu negócio, por isso você deve se cuidar de que esse grupo se mantenha feliz.

Redes Sociais

Nesse momento os profissionais convivem com a pressão a partir do social digital que exige relacionamento das marcas como requisito de entrada. Essa abordagem geralmente traz resultados claros de interatividade, mas com benefícios comerciais não tão aparentes, convertendo-se numa verdadeira armadilha. Muitas vezes o cliente pode achar que o trabalho não traz resultados, sem conseguir perceber como as redes sociais são importantes para compor estratégias que desaguam em vendas. É uma das melhores janelas para contar uma história, ainda que não seja o melhor lugar para conversão.

Storytelling

Conte uma história de verdade. Em toda a prática artística, textual, sonora, visual, etc, sempre se sabe que mostrar é ainda superior do que contar. É narrar com imagens mais claras quanto possível, o seu conteúdo deve espelhar toda uma história aparente, sem precisar relatar. Mostre o seu produto com histórias de clientes, por exemplo.

 

Você está monitorando os dados do seu Marketing de Conteúdo?

Apresentar dados

A velha regra do jornalismo continua valendo para a criação do conteúdo: informações valorizam a matéria. Passe dados que tragam méritos à marca. Uma publicação tem de ser sustentada em fatos: dados, pesquisa, e os números são a base para qualquer história, pois nós montamos imagens com as proporções que nos dão. Os dados fazem seu conteúdo real, sem precisar persuadir. Em outras palavras, se você quer convencer, dê razões para que as pessoas acreditem.

Tenha sempre uma percepção ao criar conteúdo para sua marca, ele tem de cantar, falar, rir e chorar, como fazem as pessoas. Por quê? Porque sua audiência é feita de pessoas, o que significa que elas vão se relacionar melhor com a sua história quando você usa uma comunicação que humaniza o conteúdo que produz. Portanto, faça uma comunicação que realmente converse com as pessoas.

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