O WhatsApp, inicialmente, possuía a proposta de funcionar de forma totalmente gratuita.

Entretanto, nesta terça-feira, no evento Facebook Marketing Summit 2019, foi anunciado oficialmente que a plataforma passará a exibir anúncios.

whatsapp-propaganda

twitter.com/MattNavarra

O local escolhido para as propagandas é o Status, que é uma ferramenta que funciona da mesma forma que o Stories do Instagram: imagens e vídeos ficam disponíveis por 24 horas.

Os anúncios também serão mostrados de forma semelhante às propagandas do Stories, ou seja, entre as publicações dos usuários.

Essa novidade vai ser colocada em prática a partir de 2020.

Mudança polêmica no WhatsApp

Como o WhatsApp se firmou desde o princípio como um aplicativo que não usaria propaganda, essa mudança pode causar certa polêmica.

Desde que foi comprada pelo Facebook, rumores que afirmavam essa mudança começaram a circular na plataforma.

Agora que a novidade foi confirmada, os usuários podem começar a questionar se haverá ameaça à privacidade de seus dados.

Mas, de acordo com o Facebook, a criptografia de ponta a ponta já existente no WhatsApp não será afetada, ou seja, a empresa não terá acesso aos conteúdos das mensagens dos usuários.

Isso faz surgir um outro questionamento: como será feito o direcionamento dos anúncios?

Ainda não se tem a resposta, mas o fato é que o WhatsApp terá que descobrir uma outra forma eficaz de fazer essa segmentação.

Essa não é a única novidade…

As mudanças do WhatsApp não param por aí.

A empresa ainda anunciou melhorias no funcionamento do WhatsApp Business ainda para 2019.

whatsapp-propaganda-2

O WhatsApp Business é a versão do aplicativo que permite que os usuários criem perfis comerciais.

Respostas rápidas, etiquetas para a organização dos contatos e mensagens automáticas, são algumas das funcionalidades desta versão.

Uma das novidades anunciadas pela empresa para essa versão é a pré-visualização de arquivos PDF, para que o usuário possa ver o arquivo sem ter que fazer o download.

Essa mudança é super interessante pois otimiza o atendimento ao cliente.

E aí, amigo, o que achou das novidades do WhatsApp?

 

Imagem destaque: Freepik