Um novo recurso do Instagram surpreendeu, mais uma vez, os fãs da rede social. A partir de agora, os usuários que possuem dificuldades visuais terão acesso aos conteúdos postados por amigos, por meio de uma ferramenta que a descreve de forma segura e acessível. Segundo o Instagram, a ideia é transformar a ferramenta em uma rede social cada vez mais igualitária e acessível a todos, independente de limitações que seus usuários possam ter.

Instagram App
Fonte: Pixabay.com

Como funciona o novo recurso do Instagram

Para ter acesso à ferramenta que possibilita deficientes visuais visualizarem as imagens, é preciso entender alguns passos. O novo recurso, cujo objetivo principal é reconhecer as imagens e os elementos que estão nela, transforma o “visual” em uma legenda descritiva que explica todos os itens da foto de forma detalhada.

A ferramenta do Instagram será chamada de “Texto alternativo”. Para ter acesso a esse conteúdo, o deficiente visual precisa ter um leitor de tela, para que o texto seja transformado em áudio. Uma foto de paisagem, com árvores e flores, em um dia ensolarado, por exemplo, é descrita exatamente dessa forma para as pessoas que não conseguem ver.

Os usuários que não são deficientes, também podem colaborar. É só adicionar uma descrição mais detalhada das imagens na hora de postar, indo em “Configurações avançadas” após fazer a publicação da imagem.

Segundo o comunicado do Instagram, esses são os primeiros passos para transformar a rede social em um lugar mais acessível e sociável.

Instagram Aplicativo
Fonte: Unsplash.com

Importância do novo recurso do Instagram

Atualmente, existem cerca de 285 milhões de pessoas deficientes visuais ou com baixa visão espalhadas no mundo todo. E sabendo que a grande maioria delas acessam ou desejam acessar as redes sociais onde estão amigos e familiares, o Instagram decidiu ir além e inovar em seus recursos.

Agora, a torcida é para que outras redes sociais usem o exemplo e sigam a mesma ideia, afinal, o objetivo de se tornar acessível a todas as pessoas do mundo é de interesse de todos os que compõem as plataformas.

E aí, amigo, curtiu tanto a novidade quanto a gente?

Posts Relacionados