Entender o comportamento do consumidor na Copa do Mundo é fundamental para as marcas que desejam faturar mais nesse período. Por isso, essa competição se torna importante não só para os brasileiros, mas também para as empresas nacionais.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Google Consumer Survey, 75% dos brasileiros vivem intensamente essa época de jogos e 20% das pessoas afirmam que receber os familiares e amigos é a melhor parte do evento. Cerca de 45% das pessoas pretendem assistir aos jogos apenas dentro de casa, geralmente no papel de anfitrião.

comportamento do consumidor na copa do mundo

Comportamento do consumidor na copa do mundo e as marcas

 

O estudo do Google tinha como objetivo identificar os hábitos, desejos e comportamento do consumidor na copa do mundo. De acordo com os dados, 47% dos brasileiros já estão preparando a casa para a festa, mantendo-a arrumada e abastecida dos mais diversos produtos.

Na categoria de compras, como acontece em todo ano de Copa do Mundo, os sofás e televisões lideram o ranking, conseguindo 4,4 e 5,7 vezes mais buscas, respectivamente. Dentre os outros produtos que apareceram na lista estão: churrasqueira elétrica (4,3), fogão industrial (3,1), chopeira (2,6), grill (2,4) e cervejeira (2,3).

comportamento consumidor na copa do mundo2

Produtos alimentícios

 

O segmento de alimentação começa a despertar a atenção das pessoas ainda no mês de abril. Segundo a pesquisa, os produtos mais procurados são as coxinhas (89%), croquete (57%), esfiha (40%) e carne de panela (65%). Além disso, petiscos também são muito desejados, dentre eles a pipoca doce (192%), pipoca salgada (107%) e nachos (63%). Já em relação às bebidas, 29% dos brasileiros afirmam que pretendem tomar refrigerante.
Dentro desse número, 58% são do sexo feminino.

Já a cerveja, que geralmente apresenta queda nessa época, teve aumento de 19% se comparado a outras Copas. No estudo, 24% das pessoas disseram que irão tomar cerveja e, desses dados, 54% são do sexo masculino. Por isso o evento é uma ótima oportunidade para as marcas criarem vínculos com os consumidores e aumentarem o faturamento.

E aí, amigo, como você vai usar o evento esportivo na sua estratégia de vendas?