Atualmente o Facebook é utilizado pelos usuários com diversos objetivos, desde entretenimento até como fonte de informação. E foi pensando exatamente no público que não gostaria de perder nenhum conteúdo da sua página preferida que a rede social decidiu disponibilizar um serviço de assinatura.

Além de agradar os usuários, a decisão visa atrair a atenção dos criadores de conteúdo, tanto dos que já utilizam o Facebook como aqueles que preferem exibir o material produzido em outras plataformas. Ao que parece a nova funcionalidade vai operar como o Patreon, site americano que já utiliza esse recurso do Facebook.

facebook permitir usuarios assinatura conteudo

Como funcionará a ferramenta de assinatura

Entre as novas possibilidades, o usuário vai poder apoiar os criadores de conteúdo com assinaturas mensais. Com isso, eles terão algumas vantagens em relação ao público comum, inclusive com uma sinalização ao lado do seu nome indicando que eles apoiam aquele produtor de conteúdo.

Além disso, o Facebook também recompensará os usuários que mais engajarem com as publicações, seja curtindo, comentando ou compartilhando. Outra parte interessante da novidade é a possibilidade de parcerias entre os criadores de conteúdos e empresas, onde as marcas poderão patrocinar os conteúdos de seu interesse.

facebook permitir usuarios assinatura conteudo 01

Objetivo do Facebook

A medida do Facebook visa atingir uma maior quantidade de pessoas, tendo em vista que nos últimos anos a rede social perdeu bastante alcance dos seus links. Com a nova funcionalidade é esperado que seja proporcionada outra forma de interação com o público, embora as pesquisas indiquem bons resultados no engajamento com fotos e vídeos.

Os investimentos recentes do Facebook em materiais audiovisuais e na monetização dos conteúdos fazem a rede social bater de frente com outras plataformas de grande relevância, como YouTube e Twitch, esse último um website que opera com a transmissão de video games e e-sports.

E aí, amigo, você acha que essa nova funcionalidade vai ajudar os produtores de conteúdo do Facebook?