Além de ser utilizado pelos seus usuários como ferramenta de entretenimento, o Facebook também é visto como uma excelente fonte de informação. Diversos veículos de notícias, como os principais jornais e revistas do país, aderiram a rede social nos últimos anos. E pensando nesses perfis, o Facebook vai iniciar em março um serviço de assinatura para portais de notícias.

Empresas de mídia poderão fornecer aos seus seguidores a opção de assinatura através do sistema iOS (sistema operacional dos Iphones). Esse serviço já está sendo testado nos smatphones Android desde Outubro de 2017, e a expansão foi anunciada por Campbell Brown, diretora de parcerias do Facebook com a mídia.

facebook servico assinatura noticias

Utilização do paywall

O sistema que está sendo testado pelo Facebook é o mesmo utilizado por diversos portais da internet. A ferramenta é chamada de paywall – sistema que restringe acesso de reportagens a leitores, objetivando dar suporte às empresas jornalísticas que desejam cobrar pelo acesso às notícias publicadas.

Assim, após ultrapassar o limite mensal permitido, o usuário se vê obrigado a assinar o serviço. Essa contagem, na maior parte dos casos, é feita mensalmente, sendo reiniciada sempre no dia 1 de cada mês. Assim como outros testes de novas funções, esse formato está sendo experimentado apenas por usuários dos Estados Unidos.

facebook servico assinatura noticias

Novo formato para empresas jornalísticas

O novo formato pretende dar ênfase ao trabalho feito por empresas jornalísticas, principalmente com a implementação do Facebook Watch. O espaço será destinado especialmente para os veículos de mídia que quiserem publicar notícias, principalmente as que forem mais urgentes.

Essa medida mostra que o Facebook continua o seu trabalho de dar mais credibilidade às informações publicadas na rede social, principalmente as que tem como fonte empresas especializadas no assunto. Há três anos, por exemplo, a ferramenta lançou o Instant Articles no Brasil, que permite uma navegação mais ágil e interativa ao acessar notícias por smartphones e tablets.

E aí, amigos, você acha que a novidade vai ajudar os portais de notícias?

Posts Relacionados