A SalesForce, empresa americana desenvolvedora de softwares, revelou sua pesquisa anual que aponta, entre outras questões, as ambições dos consumidores com a prestação de serviço das empresas. Dos entrevistados, 75% dos brasileiros revelaram que estariam dispostos a compartilhar informações pessoais caso as empresas se comprometessem a oferecer um serviço de melhor qualidade.

Esse índice foi o maior registrado entre todos os países participantes. Dos americanos, por exemplo, apenas 54% concordam em fornecer dados em troca de um serviço mais rápido. O resultado em outros países foi o seguinte: 40% na Alemanha, 45% no Reino Unido, 46% na Holanda, 47% na França, 50% na Austrália e 51% no Canadá.

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Competição de mercado

Para a SalesForce, as empresas devem ficar atentas a essas pesquisas, pois o consumidor está cada vez mais exigente em relação à qualidade do serviço. Nesse quesito, o brasileiro se mostrou um público muito particular, pois ele espera que o lojista seja mais ativo no processo de venda, inclusive oferecendo produtos com base no histórico de compras.

Entre os canais de compras, o brasileiro é o que mais utiliza as redes sociais para adquirir algum produto, atividade feita por 52% dos entrevistados. Esse mesmo canal é usado por apenas 27% dos americanos, por exemplo. De maneira mais ampla, 79% dos participantes da pesquisa disseram fazer pesquisas antes de comprar em uma loja física.

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Consumidor omnichannel

A pesquisa mostrou que a nova geração de consumidores utiliza mais de um canal na sua jornada de compra. Vale destacar que em outra pesquisa, a Deloitte constatou o mesmo. Entre os principais estão websites (70%), mídias sociais (52%), aplicativos de mensagens (51%), e-mail (50%) e aplicativos móveis das próprias lojas (46%). Apesar da internet ser bastante importante, as lojas físicas também têm o seu valor, tendo em vista que 87% dos consumidores revelaram ter visitado alguma loja nos últimos 30 dias.

O cliente ao redor do mundo também está bastante exigente, e grande parte deles percebem que há uma desconexão entre os serviços físicos e online. Isso pode ser percebido quando um vendedor não sabe alguma informação da loja digital da própria empresa. Devido a isso, 60% dos millennials chegam a considerar que sabem mais sobre o produto do que o próprio vendedor.

E aí, amigo, o que você da prestação de serviço das empresas brasileiras?