A cada dia que passa o Instagram comemora mais um feito inédito. Na última semana de setembro a rede social anunciou que ultrapassou a marca dos dois milhões de anunciantes mensais na plataforma. Um dos motivos que levaram a empresa a chegar a esse número é a facilidade que o usuário tem em investir em publicidade na ferramenta, além de ser muito mais barato do que veículos mais convencionais. Vale lembrar que há dois meses a rede social alcançou a marca de 15 milhões de perfis profissionais.

Para se ter uma ideia da evolução da utilização do Instagram como forma de anunciar produtos ou serviços, até março a quantidade de empresas que anunciavam na plataforma era de “apenas” um milhão. Ou seja, seis meses foram suficientes para que o número dobrasse. Isso demonstra que os esforços da empresa no processo de monetização estão dando certo, já que inicialmente o aplicativo era visto apenas como um lugar para postar fotos.

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Utilização do Instagram

Segundo um levantamento da própria empresa, o tempo gasto pelo usuário assistindo a vídeos aumenta mais de 80% por ano, enquanto que a quantidade de postagens desse tipo de conteúdo cresceu 300% em relação ao ano de 2016. Além da possibilidade de utilizar o feed principal (onde as imagens dos seguidores aparecem) para atingir o público, o desenvolvimento do Stories deu a oportunidade das marcas atingirem o consumidor com outro formato.

Entretanto, nem todas marcas conseguem explorar da maneira correta o Instagram, tanto nas imagens como nos vídeos, pois uma das exigências do usuário quando se depara com algum anúncio é que ele seja visualmente atrativo e tenha informações úteis. E por grande parte das propagandas serem muitas vezes de pequenos empreendedores que não investem tanto na qualidade, o resultado obtido não é o esperado.

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Alguns cases de sucesso

A maior varejista online italiana, a YOOX, foi uma das primeiras empresas a apostar no Instagram Stories como veículo de propaganda. Ela começou a criar anúncios em uma época onde poucas marcas exploravam a rede social e procurou se posicionar como a loja daqueles que desejam comprar produtos personalizados e com estilo próprio.

Outro case de sucesso foi do filme La La Land, lançado em 2017, que chegou até a ganhar o Oscar em várias categorias. Criando vídeos de alta qualidade antes do lançamento oficial do obra cinematográfica, a Lionsgate (produtora do filme) conseguiu aumentar o engajamento e a expectativa do público, principalmente entre os mais jovens.

E aí, amigo, você já anunciou no Instagram?