Quando um profissional de comunicação assessora ou cuida das mídias sociais de uma empresa, ele estabelece estratégias que podem alavancar a popularidade, credibilidade e confiabilidade daquele negócio, seja através de propostas de conteúdo, interação com o público ou gestão de comunicação e atendimento.
Mas e o empresário, ou seja, o seu chefe? Você cuida da imagem dele ou apenas repassa relatórios para ele? Será que não é melhor também estender o planejamento para quem cuida da empresa e assim, aumentar os resultados do seu trabalho? Veja abaixo alguns exemplos e como trabalhar em cada um deles.
Anos no ramo
Por já atuar na área por muito tempo e conhecer desde as etapas iniciais até os meios de chegar ao cliente, esse tipo de empreendedor tem uma carga de sabedoria e conhecimento muito elevada. E essa experiência pode ser utilizada, sobretudo para aumentar a confiança do seu público no negócio. A mensagem terá o respaldo de alguém com história e à frente da marca.
Você pode fazer isso com vídeos curtos para contar a história da empresa, ligada ao empresário; demonstrar os procedimentos que vão desde a matéria-prima à distribuição, depoimentos sobre os percalços da companhia e como ela se consolidou, além mostrar ele com a “mão na massa”, trabalhando na empresa.
Empresário cultivador
Este é o mais fácil de moldar, pois ele é proativo, participando de reuniões, coffee breaks, seminários, encontros de empreendedores e sempre tem conteúdo a ser disseminado. O que importa aqui é fazê-lo falar.
Para isso é aconselhável que se organize uma agenda de compromissos com eventos e palestras em que ele possa mostrar o seu trabalho, compartilhando sua experiência com outros empreendedores, estudantes e interessados no segmento em questão.
Dessa forma, ele irá se tornar uma referência, uma autoridade no assunto, participando não apenas como ouvinte, mas sim como uma voz a ser ouvida. Um serviço de assessoria de comunicação seria ótimo para implementar o trabalho que ele já faz.
Novo no segmento
O negócio é novo e ele está começando a captar clientes, fazendo a sua marca, criando confiança no seu produto e tentando se fazer presente. E você, profissional, cuidando da imagem da empresa.
Mas seria interessante também cuidar da imagem do empresário, criando canais de mídia, onde ele pode mostrar a experiência adquirida até aqui, mostrar a gana que é trabalhar como empreendedor contar as suas dificuldades e como as solucionou, mostrando a evolução tanto do seu negócio como dele mesmo estando à frente. As duas imagens construídas juntas e cada uma somando credibilidade à outra, sendo gerenciadas por você.
É tímido
Tudo bem, não podemos forçar nada, afinal ele não gosta de falar em público, de se divulgar muito e sempre tem como resposta “Você cuida da minha empresa que já está ótimo”, mas sabemos que temos de trabalhar também de quem gerencia o empreendimento. E tá legal ele não gostar de se mostrar em uma imagem ou vídeo…mas e que tal texto e áudio?
Aqui, o que fica em evidência é sua expertise e não a imagem. Por isso, a ideia de montar um blog vem muito a calhar, principalmente porque o argumento é que, além de ser mais um contato com o consumidor, é uma chance de aumentar a confiabilidade no mercado e ter um conteúdo como referência da marca.
Seja em textos com estratégias voltadas para o inbound marketing, um encarte online disponível na plataforma Flipboard, um artigo ou mesmo podcasts com periodicidade ajustada para alimentar seu público de conteúdo, e assim, estreitando laços.
Sem necessidade
Esse, tímido ou não, não vê como oportunidade o seu “know-how” como conteúdo para angariar leads, não se interessa, às vezes, nem pelo que você produz. Ele sabe que é importante ter canais de relacionamento, mas seu interesse para por aí. Ok, existem empresários assim, mas como reverter este pensamento. Simples: concorrência. Por mais que ele fale que não pesquisa, ele se interessa em saber o que empresas do mesmo nicho fazem.
Qual empreendedor não está de olho no que o outro colega “do mesmo ramo” está fazendo? Ainda mais se este está investindo em comunicação e mídia, e se tornando referência, atraindo cada vez mais clientes, aumentando seu lucro e estando mais em contato com o público? Seria bom montar uma pasta, um dossiê com os concorrentes diretos, ou mesmo as suas inspirações, sejam nacionais e internacionais, analisar o seu comportamento, como investem em conteúdo e perguntar por que ele não faz o mesmo, ou muito melhor?
Pode ser que não tenhamos a resposta definida. Mas ele vai ficar com a pulga atrás da orelha e te chamar posteriormente para uma conversa.
Então, o recado foi dado. Quando começar a administrar as contas da empresa, pensar em quem está a frente pode te ajudar com resultados, confiança e um sinônimo de longevidade e sucesso nesta área. Não custa bater na porta do líder e apresentar a proposta.
Você pode esboçar baseado na rotina do empreendedor, caso a agenda dele seja baseada em eventos, reuniões, cafés, encontros, etc. Outra alternativa é estimular a criação de uma rotina para aumentar a rede de contatos, conseguir patrocinadores, parcerias e assim, aumentar a credibilidade, tráfego, conteúdo e também lucro. E a cada mês, passar um relatório de desempenho para acompanhar os resultados.
E você? Tem alguma dúvida sobre como montar um planejamento de imagem para o empreendedor? Antes de montar, seria bom tomar um café e estudar a personalidade do seu chefe, os seus horários, a forma como ele trabalha, e assim, trabalhar o planejamento de comunicação de acordo com a rotina e velocidade do empreendedor.
Em alguns casos, é importante um trabalho de media training e personal stylist, para adequá-lo a entrevistas, coletivas, e aperfeiçoar a performance dele em eventos, estando sentado apenas observando ou quando passarem a palavra para ele. Dessa forma, o seu líder terá a função de ser a imagem da empresa.
Tem algum exemplo que não falamos ainda? Deixe aqui nos comentários a sua experiência se já realiza o serviço ou está começando e tem dúvidas. Um abraço!