Com o crescente aumento do uso de smartphones e a facilidade no acesso à internet móvel, o brasileiro está cada vez mais habituado a consumir conteúdo digital. Segundo um levantamento desenvolvido pelo Instituto Provokers, especialista em pesquisa de mercado, junto ao Google Brasil e o YouTube, o consumo de vídeos online quase dobrou nos últimos três anos.

A pesquisa foi feita com 1500 brasileiros, com idade entre 14 e 55 anos, de várias classes, e esse grupo de participantes representa 123 milhões de pessoas. Atualmente, o conteúdo online vem recebendo mais audiência que a própria programação da televisão. E 56% das pessoas que têm acesso à internet e TV revelaram que preferem o ambiente virtual.

brasileiro assiste mais video online televisao

Resultado da pesquisa

Entre todos os dispositivos móveis disponíveis, o smartphone continua sendo o preferido entre o consumidor brasileiro, pois ele é utilizado por 83% das pessoas. E a pesquisa revelou que mesmo quando a pessoa está assistindo televisão, ela continua com o aparelho celular ligado com a reprodução de algum vídeo.

Das pessoas que responderam à pesquisa, 86% revelaram que assistem vídeos online, e 99% tem preferência pelo YouTube como plataforma. Em 2014, o mesmo levantamento foi feito, e apenas 67% dos participantes assistiam vídeos através de smartphone, o que mostra um aumento de quase 20%.

brasileiro assiste mais video online televisao 01

Consumo atual de vídeos online

Atualmente, o brasileiro ainda passa mais tempo na frente da televisão do que assistindo vídeos na internet, mas a perspectiva é que isso mude nos próximos anos. Nós últimos três anos, a média de tempo gasto na frente da televisão passou de 21,9 horas para 22,6, enquanto que a média de horas assistindo vídeos online passou de 8,1 horas para 15,4.

Para 83% dos entrevistados, a internet é importante para o usuário ter acesso a conteúdos que não são exibidos na televisão. Um dado interessante é que 43% dos entrevistados revelaram que costumam assistir a vídeos que passaram em algum programa de televisão mas não tiveram a oportunidade de assistir.

E aí, amigo, você prefere assistir vídeo no celular ou na televisão?

Posts Relacionados