Uma pesquisa recente mostrou que, pelo terceiro ano consecutivo, o Brasil aparece no topo da lista entre os países que mais sofrem fraudes na internet. A responsável pelo levantamento foi a Kaspersky Lab, empresa russa produtora de softwares de segurança. O estudo evidenciou um problema que já preocupava muitas empresas nos últimos anos, relativo à fraudes e ataques de phishing. O que nos deixa ainda mais em alerta, já que nos últimos dias um erro no Instagram acabou revelando dados pessoais de contas verificadas.

No ranking, logo após nosso país, aparecem China, em segundo lugar, Austrália, Nova Zelândia e Azerbaijão, em terceiro, quarto e quinto respectivamente. O estudo foi feito considerando o período de maio a junho de 2017, e revelou que 18% dos usuários brasileiros sofreram ataques cibernéticos, como roubos de dados pessoais. O valor é bastante expressivo, considerando que a China, a segunda colocada, apresentou 12% de violações.

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Redução no número de ataques

Embora o Brasil continue na liderança pelo terceiro ano consecutivo, há um lado positivo a ser considerado, houve uma grande redução no número de ataques. No ano de 2016, foi constatado que 27,6% dos brasileiros que utilizam a internet sofreram com invasões de hackers. Entre as informações que aparecem no topo de roubos, estão dados bancários e senhas.

Além de evidenciar esses números, a Kaspersky Lab fez questão de disponibilizar alguns procedimentos que podem ser utilizados para diminuir a chance de ataques virtuais. Entre as ações, estão não abrir e-mails de remetentes suspeitos, fazer downloads apenas de fontes confiáveis e utilizar sempre algum antivírus (preferencialmente o da própria Kaspersky Lab).

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A importância da pesquisa

Com a divulgação da pesquisa, duas lições ficaram bastante claras: os países precisam intensificar a luta contra ataques virtuais e a importância de se fazer marketing de conteúdo. Você deve estar se perguntando a razão de ficar evidente a importância do marketing de conteúdo. Eu te explico.

A empresa realizou uma pesquisa em que o resultado contém informações de extrema importância para várias pessoas e empresas. Logo em seguida, a própria produtora de softwares de segurança se apresenta como solução para a ameaça. Ou seja, ela entregou algo de relevância e ainda fez o marketing dos seus serviços com base nas informações presentes na pesquisa.

E aí, amigo, você ou sua empresa já sofreram algum ataque na internet? Conta pra gente.

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