SOCIAL MARKETING – Usando aplicativos sociais para conseguir clientes

Você ainda não sabe o que é social marketing e acha que a única rede social que pode te trazer clientes é o Facebook? Pior do que isso é você ver todo mundo conseguindo clientes pelo Facebook e você até agora não conseguiu sequer achar alguém interessado em seu produto ou serviço. Se você está vivendo essa situação ou se quer tirar um melhor proveito das ações que você promove no Facebook para conseguir cliente, leia este texto até o final, porque vou te mostrar outras redes sociais, você vai ver a dimensão de cada uma e vou te explicar como obter uma enorme vantagem para abordar seus clientes utilizando os diferentes aplicativos disponíveis. Vamos lá?

SOCIAL MARKETING – O QUE É?

Social Marketing ou melhor dizendo – Social Media Marketing – é toda ação de marketing onde você utiliza as redes sociais para promoção de seus serviços, produtos ou aplicativos. Conhecer todas as diferentes redes sociais é fundamental para que você alinhe a sua estratégia e utilize as melhores para o seu negócio. Embora 80% das pessoas estejam engajadas no Facebook hoje em dia, você não pode ignorar a existência das outras redes. Fazer isso é colocar todo mundo no mesmo pote e limitar suas possibilidades. Que tal conhecer as diferentes redes sociais disponíveis, descobrir quais são as principais e ainda saber como escolher a que melhor se encaixa ao seu negócio? Sabendo disso, você poderá praticar o que chamamos de SOCIAL SELLING, aumentando sua audiência e conseguindo muito mais clientes.

SOCIAL SELLING – O QUE É?

Vender para quem não conhece nada de você é muito mais difícil do que vender para quem já te conhece e confia no seu produto, não é mesmo? É por isso que desenvolver relacionamento é uma parte fundamental para você vender mais na internet e até fora dela. É neste ponto que as redes sociais se tornam parte integrante de seu negócio. Pense bem, todas as pessoas estão lá, interagindo, compartilhando conteúdo (que nem sempre é bom conteúdo – mas isso é uma outra história), compartilhando seus medos, seus problemas e interesses. Todo esse barulho gerado nessas redes sociais tem muita utilidade se você treinar suas habilidades para identificar eventos gatilhos e utilizar esse gancho para iniciar o relacionamento com potenciais clientes. Ao nutrir esses relacionamentos a fim de vender o seu peixe, você estará praticando social selling e, consequentemente, social marketing.

Então, me diga uma coisa…Quantas redes sociais e aplicativos para praticar o SOCIAL SELLING você conhece? Você consegue me listar mais de 3? Você já fechou alguma venda através deles?

Vem comigo que vou listar os principais aplicativos e redes sociais para que você possa vender mais.

AS PRINCIPAIS REDES SOCIAIS E APLICATIVOS DE 2016

  • FACEBOOK – Neste ano Ime Archibong, diretor de parcerias estratégicas da rede social, palestrou na Campus Party 2016 e apresentou números impressionantes sobre a maior rede social de todas. Os números que correspondem ao público brasileiro realmente são muito expressivos, dê uma olhada…O Facebook possui 99 milhões de usuários ativos mensalmente. 89 milhões utilizam o Facebook por aplicativo mobile. Se liga nos aplicativos! 8 em cada 10 brasileiros conectados estão no Facebook.
  • TWITTER – Mais de 33 milhões de contas no Brasil.
  • WHATSAPP – Mais de 100 milhões de brasileiros utilizam este aplicativo hoje em dia. Acredito que ele dispensa explicação. É muito popular e certamente é uma oportunidade para se comunicar de forma econômica.
  • LINKEDIN – Fechou o primeiro trimestre do ano de 2016 com 25 milhões de usuários no Brasil.
  • INSTAGRAM – O instagram possui atualmente mais de 35 milhões de contas no Brasil.
  • PINTEREST – O número de usuários nesta rede triplicou só no ano passado. Os números absolutos não foram divulgados pela empresa. Se você sabe quantos usuários brasileiros fazem parte desta rede, compartilhe nos comentários 😉
  • PERISCOPE – Aplicativo que é a plataforma de streaming de vídeo do twitter, só no ano passado atingiu a marca de 10 milhões de usuários no Brasil.
  • SNAPCHAT – A rede social dos Millenials (pessoas que têm entre 18 e 34 anos). Já ultrapassa o número de usuários do twitter no mundo. O aplicativo possui mais de 150 milhões de usuários ativos diariamente.
  • FOURSQUARE E SWARM – Se você é dono de um estabelecimento onde possui um fluxo intenso de pessoas, deve ter atenção especial a este aplicativo. A rede social já conta com mais de 70 milhões de usuário e é amplamente utilizada para compartilhar dicas sobre os lugares. Uma ótima oportunidade para você descobrir o que as pessoas estão falando sobre seu estabelecimento e se posicionar diante destas opiniões. Ele possui um aplicativo filho chamado Swarm que também merece atenção.

CONHEÇA OS APLICATIVOS E ENCONTRE O SEU PÚBLICO

Para que você possa tirar melhor proveito do uso dos aplicativos e redes sociais para a captação de clientes, você terá de arregaçar as mangas ou preparar os dedos e usar cada um que mencionei aqui. É bom que você tenha um perfil de seu público alvo definido, porque, além de facilitar a escolha do melhor canal a ser explorado, também facilita a forma de comunicação que você vai usar para a abordagem. Em alguns aplicativos você vai agir como pessoa e em outros você vai ser a voz da empresa. Fique atento, pois, dependendo do personagem que você vai assumir, você terá de alinhar a sua voz e comunicação a ele.

Lembre-se de que em todos esses canais você deverá buscar os eventos gatilhos como forma de iniciar uma interação com o seu público.

O QUE É UM EVENTO GATILHO?

Um evento gatilho é qualquer motivo que te dê a oportunidade de iniciar uma conversa com um potencial cliente. Para que você entenda melhor, eu vou listar alguns:

  • Menção de algum problema que sua oferta pode resolver.
  • Compartilhamento de informações que tenham a ver com o que o seu negócio se propõe.
  • Participação em grupos que falam sobre assuntos relacionados ao seu negócio – nestes grupos é muito comum as pessoas conversarem sobre os diversos temas que envolvem uma questão específica. Vamos a um exemplo?

Se você é coach e tem foco em ajudar a pessoa a encontrar equilíbrio emocional, uma ótima oportunidade de encontrar clientes é em um grupo de “Ansiedades e transtornos de pânico” no Facebook, não é mesmo?

De cara você vai encontrar muita gente compartilhando suas dores e preocupações. É ou não é uma ótima oportunidade de iniciar um diálogo?

Vamos a mais um exemplo?

Desta vez vou supor que você seja o dono de um restaurante. Um aplicativo recomendado é o Swarm e Foursquare como falei acima. Além de você poder fazer campanhas pagas nele, você pode sondar o que as pessoas estão falando do seu lugar e ainda ver o que falam sobre o estabelecimento do seu concorrente. Ter acesso a essas informações de forma consciente te dá uma enorme vantagem competitiva, não é o máximo? Mais uma vez temos inúmeros gatilhos para iniciar o papo com a audiência. Você pode ver quem frequenta seu estabelecimento e interagir com eles, pode ver quem fala bem, quem fala mal e até a nota média dada pelo seu próprio público . Oferecer descontos especiais, chamar a clientela de outro estabelecimento para o seu é uma ótima maneira de fazer seu estabelecimento ficar mais popular. Vale a pena conhecer o aplicativo para entender todos os eventos gatilhos que você pode explorar. Esta rede é tão rica em gatilhos que merece até um artigo a parte.

É de suma importância que você conheça sua audiência, seu público. E quando falo conhecer não é saber o nome de cada pessoa não. Digo sobre conhecer profundamente as preferências, gostos, aniversário, saber se quando eles vão a um determinado estabelecimento eles levam alguém com eles. Levam filhos? Levam esposa? Levam cachorro, papagaio ou periquito? Cada detalhe desse pode e deve ser usado como gatilho para te garantir uma comunicação diferenciada com as pessoas. Use cada informação para dar um caráter único à sua abordagem. Com o tempo, utilizando e mergulhando nessas redes sociais e seus respectivos aplicativos, você vai encontrar o equilíbrio na sua comunicação e certamente vai atrair novos e bons clientes.

Se você quiser saber mais sobre abordagem de clientes na internet, recomendo você ler o artigo sobre os 4 elementos chaves para você conseguir clientes na internet.

Digaí, você já desenvolve alguma abordagem em algumas dessas redes sociais? Você utiliza esses aplicativos para prospectar?