Você está procurando uma maneira de aumentar o engajamento da sua página no Facebook, conversando e, ao mesmo, tempo inspirando seus fãs? O Facebook Live pode ser uma ótima opção para impulsionar os seus negócios.

Já é uma prática muito comum criar uma página no Facebook para negócios, mas você conhece todas as soluções dessa plataforma que podem ajudar a sua empresa crescer e atrair muitos clientes?

Existem diversos estilos e tipos de postagens que você pode fazer, funcionalidades para páginas empresariais e algumas outras ferramentas exclusivas para quem trabalha com marketing digital no Facebook. Alguns critérios também favorecem que o seu conteúdo seja mais visto por lá e ter o seu alcance amplificado. Mas você está acompanhando uma das tendências que farão o seu negócio dar certo por lá? Saiba como o Facebook Live pode impulsionar os negócios de empresas físicas na internet.

 

O que é o Facebook Live?

Você já deve ter acompanhado essa novidade de perto. O Facebook Live é uma tendência que está fazendo muito sucesso entre os usuários. A funcionalidade foi lançada primeiramente para páginas verificadas e grandes celebridades (com o Facebook Mentions), porém, agora está disponível para todos os usuários que acessem o Facebook pelo smartphone. É um recuso muito semelhante ao aplicativo Periscope. É uma tendência muito forte, muitas marcas estão utilizando esta ferramenta para expandir seu conteúdo e experiências em tempo real.

  

Live Q&A with astronauts on the International Space Station! L…Live Q&A with astronauts on the International Space Station! Leave your questions below.

Publicado por Mark Zuckerberg em Quarta, 1 de junho de 2016

 

No dia 1º de Junho ocorreu a primeira transmissão ao vivo no espaço! Foi uma seção de perguntas e respostas com alguns dos astronautas do International Space Station. Incrível, não é?

Você pode acompanhar todos os vídeos ao vivo do mundo todo através do novo recurso liberado pelo Facebook. O mapa interativo mostra todas as transmissões em tempo real e também quem está assistindo ao vídeo selecionado. Esse recurso já estava disponível para alguns usuários, porém, agora está mais acessível.

O Facebook Live é uma incrível maneira de construir audiências. Quando você vai ao vivo, seus amigos e fãs recebem uma notificação e esta publicação recebe um grande alcance orgânico. É uma tendência excelente para profissionais de marketing criar conexões próximas e autênticas com sua audiência, humanizando a marca e aproximando-se de seu público.

Aqui estão alguns dos benefícios mais legais do Facebook Live:

  • Enquanto o vídeo está sendo transmitido, você consegue ver quantas pessoas estão assistindo, seus nomes e comentários e reações na tela do smartphone.
  • Após finalizado, o vídeo é salvo automaticamente na linha do tempo do seu perfil ou página.
  • Depois você pode compartilhar, tweetar, postar o vídeo em alguns blogs e também deletar do perfil.

Como usar as transmissões ao vivo para o meu negócio?

Qualquer usuário pode fazer transmissões ao vivo no Facebook, para isso, acesse o aplicativo no seu smartphone (para iOS ou Android) e vá até a área de publicações e toque no ícone de transmissão ao vivo.

Quando você usa o Facebook Live através do seu perfil pessoal, você pode escolher as configurações de privacidade (público, amigos ou alguma lista de pessoas específicas). No caso de páginas, todas as transmissões são públicas. Depois de transmitido, você pode impulsionar o vídeo gravado através de um anúncio e atingir um público novo e com alcance maior para o seu negócio.

O Facebook Live é a melhor maneira de se conectar e interagir com sua audiência em tempo real, quebrando barreiras e criando conexões que ultrapassam os limites do marketing tradicional.

Você pode usar o Facebook Live para impulsionar seus negócios de várias maneiras interativas e eficazes. Pode usar a transmissão ao vivo para algumas mensagem diárias ou semanais (novidades, mensagens motivacionais ou algum produto novo da sua loja, por exemplo), uma seção de perguntas e respostas sobre o seu negócio ou, até mesmo, alguma mensagem extraordinária.

Um dos principais componentes do algorítimo do Facebook (a maneira que a plataforma distribui os conteúdos para os usuários através do feed) que os profissionais de marketing devem ficar de olho é no engajamento e na interação. Se as pessoas interagem com a sua transmissão no Facebook Live, seja comentando ou clicando nos botões de reação (like, amei, haha ou até mesmo o de ‘raivinha’), muito mais usuários terão acesso ao seu conteúdo. Isso também encoraja seus fãs a se inscreverem nas suas transmissões ao vivo.

Quando seus fãs se inscrevem para serem notificados das suas transmissões ao vivo no Facebook Live, acontece praticamente em massa, devido ao grande número de telespectadores, dessa maneira, suas transmissões serão sempre acompanhadas para um grande público através do feed de notícias.

 

Perguntas e respostas de Londres 😉

Publicado por Erico Rocha em Sexta, 27 de maio de 2016

 

Dicas para impulsionar seus negócios com o Facebook Live

  • Mostre os “bastidores” da sua empresa física ou o seu escritório (caso trabalhe em algum negócio digital). Mostre como você cria o seu produto, como funciona a sua equipe, locais de descanso e entretenimento. As pessoas amam assistir este tipo de conteúdo “fora do comum”.
  • Transmita seus eventos ao vivo. Você está em alguma palestra, conferência, show ou festa de aniversário? Mostre para seus fãs! (até mesmo o conteúdo mais simples pode ser relevante para seu público).
  • Ensine seu público: se você vende produtos, mostre a todos como eles funcionam. Vende softwares? Faça demonstrações e libere licenças gratuitas com tempo limitado para quem assistiu. Você dá cursos? Faça mini-aulas ou palestras gratuitas com um conteúdo simples e relevante que atraem leads e outras oportunidades de negócio.
  • Faça entrevistas com seus parceiros, funcionários, clientes e outras pessoas que são importantes para o seu negócio. Mostre que você se importa com elas e seu público te verá com bons olhos! As marcas são feitas de pessoas, valorize cada uma delas e sua audiência vai adorar.

O que fazer após a transmissão do Facebook Live

Depois de transmitir o seu vídeo ao vivo, há várias possibilidades de uso para o conteúdo que está gravado e pronto para ser compartilhado para quem “perdeu” a transmissão. Você pode editar o título, incluir uma descrição, adicionar alguns links, inserir um call to action e até mesmo mudar o thumbnail (a miniatura do seu vídeo).

Além disso, para aproveitar melhor o conteúdo do seu Facebook Live, siga algumas destas dicas de postagens:

  • Compartilhe o vídeo novamente na sua página, se o conteúdo for atemporal, você pode divulgar sempre que você achar interessante.
  • Faça uma postagem com os melhores vídeos ao vivo, separando os links de cada transmissão na descrição do post. É uma maneira bem simples e prática de engajar os seus fãs.
  • Crie gifs dos melhores momentos da sua transmissão ao vivo, se você tiver liberdade de criação faça até mesmo alguns memes. Copie o link do vídeo e insira no Imgflip para criar seu gif.
  • Utilize o Facebook Ads para criar um anúncio patrocinado para o seu vídeo, dessa maneira, você pode atingir a um público muito maior de usuários.

Digaí, você já fez alguma transmissão ao vivo no Facebook Live? Já utilizou essa incrível ferramenta para impulsionar os seus negócios? Compartilhe suas experiências com a gente e fique ligado nas novidades sobre marketing digital aqui no Digaí. Um grande abraço!