Você está desmotivado com a taxas de abertura e de cliques em seus e-mails? Suas campanhas não estão convertendo e gerando as vendas que você espera? Você é obrigado a gastar muito tempo segmentando o público a cada campanha que decide lançar? Você utiliza o MailChimp para fazer e-mail marketing e gostaria de melhorar o resultado de suas campanhas?

Se a sua resposta foi sim em pelo menos algumas dessas perguntas que acabei de te fazer, já adianto que você está no lugar certo. Nesse post, eu vou te mostrar como você pode turbinar seus resultados com o e-mail marketing a partir da auto-segmentação inteligente das suas campanhas com tags.

Com as dicas que vou te passar, você verá suas taxas de abertura e de cliques indo às alturas, e a sua audiência vai te agradecer por cada e-mail que você enviar e, consequentemente, vai comprar muito mais do que compra atualmente. Digo isso por experiência própria, pois já perdi muito tempo enfrentando problemas com as segmentações da minha lista.

Antes de te explicar como você pode fazer essa segmentação inteligente, eu vou introduzir esse post explicando algumas coisas fundamentais que você precisa entender já de início…

 

O que são Tags

Tag é uma espécie de carimbo que permite você identificar contatos em uma lista. Existem algumas plataformas de e-mail marketing que têm tags e outras que não têm. Mas é válido lembrar que a tag é um recurso bastante útil no processo de envio de e-mails, pois facilita – e muito – a segmentação.

É nesse contexto que entra aquela história que você já deve ter ouvido falar, de enviar o conteúdo certo para a pessoa certa.

De maneira mais simples, você pode entender que tags são marcadores que você vai usar nos contatos da sua lista para marcar os interesses de cada uma das pessoas que a compõe. Esse é o conceito básico de tags.

Mas para que você consiga entender melhor, eu vou te mostrar alguns exemplos e te explicar como você pode usar esse recurso.

 

Como usar Tags

Hoje em dia, a maioria das empresas e pessoas que atuam com E-mail Marketing trabalham com vários assuntos ligados a um tema.

Digamos que você tenha um blog onde escreve sobre saúde e, dentro desse tema, existem vários assuntos específicos, pois é uma temática muito ampla e envolve diversas abordagens. Você pode falar sobre saúde de idosos, saúde de crianças, sobre obesidade, diabetes e assim por diante. Concorda?

Dentro do site, você tem uma chamada e um espaço para as pessoas que visitam o site se cadastrarem, que é a chamada captura de leads. Porém, não são todas as pessoas que se interessam por todos os assuntos que você escreve ligados a saúde, o que é muito normal de acontecer.

Assim como esses “subtemas”, as pessoas também são específicas ao procurarem por um determinado tipo de conteúdo. E, uma vez que você as encontra cadastradas na sua lista de contatos (como expliquei no parágrafo acima) você tende, logicamente, a enviar seus e-mails para todas elas.

Pois bem, é justamente por conta disso que você corre um sério risco de perder a maioria desses contatos, pois eles podem se “abusar” ao serem convidados a ler textos ou assistir vídeos sobre um conteúdo diferente do que elas estão interessadas em saber.

Agora você deve estar se perguntando: e qual a solução para isso? E é exatamente nesse cenário que entram as tags. Elas servem para segmentar os diferentes grupos de sua lista e te ajudar a aumentar a conversão de suas leads.

Para que fique mais claro, o sistema de tags permite que você vá enviando conteúdo para seu público, e na medida em que as pessoas vão clicando em determinados links, elas vão recebendo determinados carimbos. Esse “carimbo” mostra para você pelo que essa pessoa se interessa, então você passa a oferecer o conteúdo certo e específico para ela, como se a conhecesse pessoalmente e entendesse a necessidade dela.

Agora você consegue entender o tamanho da importância das tags, não é verdade?

Deixa eu te explicar, então, como usar tags no MailChimp.

 

MailChimp e as Tags

O MailChimp é uma ferramenta muito boa, inclusive, é a que usamos aqui no Digaí. Ela tem ótimos recursos, ótima entregabilidade, é fácil de usar e tem um bom custo/benefício. Infelizmente, ela não oferece o recurso de tags de forma nativa, o que dificulta o processo de segmentação.

Por conta disso, muitas pessoas acabavam mudando de ferramenta. Algumas vão para o KlickMail, Infusionsoft, ActiveCampaign e Ontraport, perdendo muito tempo reconfigurando suas sequências de e-mails e tendo que aprender outras ferramentas. Nós até pensamos em fazer isso aqui no Digaí, mas ao invés de migrar de ferramenta, descobrimos uma forma de usar tags no MailChimp.

O MailChimp permite que você crie campos do tipo “grupo” dentro de suas listas. Desse modo, você pode criar um grupo “interessados no tema X”, outro “interessados no tema Y” e assim por diante. Quando for enviar uma mensagem sobre determinado tema, você pode selecionar apenas os contatos que estão associados a esses grupos.

O legal é que esses grupos podem ser alimentados automaticamente através do Integra Email. Vou te explicar melhor sobre a ferramenta!

 

O que é o Integra Email

O Integra Email nasceu baseado em uma demanda que tivemos aqui do Digaí. Nós tínhamos uma lista enorme, mas que acabou esfriando com o tempo. E eu só conseguia perceber isso porque estava sempre verificando os relatórios do MailChimp sobre as minhas campanhas de e-mail marketing. As taxas de abertura e de cliques vinham diminuindo e, por isso, as pessoas vinham interagindo menos comigo. Isso, inclusive, fazia com que eu vendesse cada vez menos.

Analisando a causa do problema, descobri que como falamos de vários temas (e-mail marketing, redes sociais, vídeos, planejamento, empreendedorismo, afiliados e vários outros), acabávamos enviando um determinado conteúdo que não era interessante para todos os contatos. Buscando superar esse problema, desenvolvemos alguns códigos para implementar o sistema de tags no MailChimp.

De forma resumida, eu decidi oferecer o curso Integra Email por dois motivos: o primeiro é que fazer uma segmentação de lista realmente efetiva no MailChimp dá trabalho, pois precisa ser feito manualmente. Na verdade, esse nem é um problema específico do MailChimp. O segundo motivo é que muita gente não sabe como segmentar. Isso também inclui a falta de conhecimento delas sobre a frequência ideal de envio de e-mails, além dos critérios que devem ser programados dentro da própria ferramenta.

Foi nesse cenário que surgiu a ideia de espalhar essa novidade para outras pessoas que talvez também tivesse os mesmos problemas que a minha equipe tinha antes da criação do Integra. Inclusive, tive o privilégio de contar com a opinião de alguns amigos meus, que me sugeriram a transformar essa ideia em um produto e oferecer a outras pessoas.

Todos os códigos que já usávamos, então, foram transformados em uma única ferramenta, e a batizamos de Integra Email. É uma ferramenta que você pode assinar e contar com diversos benefícios dentro no MailChimp, e uma delas é o sistema de tags.

 

Integra Email e Tags no MailChimp

O Integra Email se integra automaticamente ao MailChimp. Essa ferramenta permite que você crie grupos de interesse como, por exemplo, interessados em Facebook, interessados em Email Marketing ou em qualquer outro assunto que envolva o marketing digital, caso você trabalhe com esse tipo de conteúdo. Inclusive, ela serve para você independentemente do tipo de assunto que você oferece à sua audiência.

As tags no MailChimp funcionam da seguinte forma: você vai mandar conteúdo normalmente para a sua lista, como você sempre fez, certo? Após essa ação, você perceberá que as pessoas que compõem a sua lista irão clicar no que interessam a elas. A cada clique, cada pessoa receberá um espécie de carimbo, e o Integra colocará cada uma delas dentro do grupo que especifica o assunto que elas sentem interesse.

A partir disso, você começa a identificar as pessoas que se interessam por cada tipo de conteúdo, e então passa a mandar o e-mail certo para a pessoa certa. Isso vai aumentar sua taxa de abertura e aumentar suas chances de vendas!

Então, se você acha que o Integra Email pode te ajudar no seu negócio, eu vou te explicar o que você precisa fazer para adquirir a ferramenta.

 

Como adquirir o Integra Email e ter tags no MailChimp

Você pode assinar o Integra Email através de uma mensalidade de apenas R$ 47 (o que dá menos de R$ 1,60 por dia). Caso deseje contratar o plano anual, há um super desconto e a anuidade fica por apenas 12 x de R$ 28,94.

Ao assinar um desses dois planos, você tem acesso a:

  • Powerlinks de marcar com tag ilimitados
  • Powerlinks de copiar entre listas ilimitados
  • Powerlinks de mover entre listas ilimitados
  • Integração com Hotmart
  • Limpeza de listas
  • Suporte avançado
  • Tutoriais
  • Vídeos com táticas para otimizar seu uso do MailChimp
  • Ferramenta, suporte e tutoriais completamente em Português
  • Bônus: Treinamento Domine o MailChimp
  • Bônus: Guia de Gatilhos Comportamentais

Ao ser direcionado para a página de venda do Integra Email, é só escolher o pacote ideal para a sua necessidade, inserir os dados de seu cartão de crédito e pronto! Agora você já pode começar a utilizar o sistema de tags dentro de seu MailChimp e aumentar consideravelmente suas chances de vendas!

E tem mais! Até 30 dias após a compra, caso você não perceba uma melhoria na sua segmentação ou não queira mais continuar com a sua assinatura por qualquer motivo, basta me mandar um e-mail solicitando o seu dinheiro de volta.

Faça o teste e surpreenda-se com a ferramenta Integra Email.