Com as doações de empresas para financiar campanhas vetadas, a sua mais poderosa arma de trabalho é a sua campanha digital.

 

 

Como você pode mudar a maneira como as campanhas políticas são ganhas?

 

Na disputa pelo poder, o digital é o grande nivelador, por isso que as campanhas digitais são cada vez mais significativas em contextos eleitorais. A ênfase está na inovação, e existe uma procura mundial por novos formatos em campanhas políticas online. A inovação procura comunicação.

 

Disputas nos EUA, países como Canadá, Inglaterra, França, Escandinávia e Austrália têm contribuído com modelos inspiradores. Claro, nem todas as inovações de campanhas digitais são facilmente replicáveis. Nas eleições municipais de 2016 será um grande número de personalidades na nação inteira, disputando os colégios municipais em pequenos segmentos da população. Isso é diferente de montar uma grande narrativa para um contexto estadual ou nacional.

 

Levando em conta o que tem acontecido nas últimas eleições, os políticos começaram tarde a explorar o poder da internet na campanha. Agora, a maioria tenta se organizar em mídia social, mas com baixo percentual de otimização. Ainda é pouco o esforço de comunicação digital política no Brasil.

 

Quem consegue muitos seguidores, arrasta uma audiência considerável, capaz, muitas vezes, de superar facilmente a mídia tradicional, de jornais, revistas, rádio, televisão, outdoor, etc. Mesmo sendo um pequeno número, alguns políticos já estão experimentando novas ferramentas para ver quantas pessoas podem chegar ao mesmo tempo. E acredite, tem gente em, redes sociais, que consegue mais audiência do que a mídia corporativa.

 

Você sabe que pode mover o mundo com histórias. Sua campanha deve falar com moradores do município sobre as questões que interessam a eles e as pessoas que moram na mesma rua, pois o mundo virtual deve ser um complemento à realidade.

 

Por isso é estratégico também ter conteúdo digital próprio, produzido dentro da sua campanha, que pode ser feito por funcionários ou voluntários, com um custo drasticamente reduzido. A minha agência, LeWay Marketing & Conteúdo, é especializada em organizar a produção de conteúdo para sua campanha política e iremos lançar a segunda turma para o treinamento em Marketing Político Digital através do marketingpoliticodigital.com.

 

Procurando sempre uma forma inovadora de compartilhamento, esses conteúdos devem ser adaptados e estritamente encaminhados por dados demográficos específicos. Você deve levar em conta fatores, como as pessoas entre vinte e trinta anos, que são mais propensas a serem encontradas no Twitter, do que aquelas na casa dos cinquenta. Ou pense, dada a correlação, entre a juventude e a adoção de tecnologias digitais e mídias sociais, é mais fácil e eficaz chegar nessa faixa etária em campanha digital. Por você, tudo isso deve trazer a inovação e a autonomia midiática para sua campanha.

 

O marketing digital pode ajudar a construir um movimento popular maciço mais rápido do que qualquer outro meio. Pense numa estrutura organizacional radicalmente diferente, colocando o seu chefe do digital no topo, compondo a coordenação da campanha. Esse estrategista digital age como cão de ataque online, o flagelo dos adversários, especialista em táticas de ataque digital. Ele consegue usar todo o potencial da publicidade online para alcançar maiores faixas da população com menos dinheiro. Ele vai construir com sua equipe, designers, redatores, especialistas em novas mídias, construir o melhor canal do YouTube, tudo isso em linha inovadora. Esse player não pode faltar no seu time.

 

Com uma equipe, que use ferramentas de divulgação e organização, você consegue através de meios de comunicação social, por exemplo, reunir voluntários online e divulgar vídeos que se tornam instantaneamente viral. Por vezes, uma questão relevante pode ser o centro das conversas do dia. A coordenação da campanha cuida para que isso funcione em conjunto com todo o resto. Se assim for, é feita uma pesquisa rápida mostrando o que pode ser inconsistente do opositor em declarações anteriores e, em seguida, uma resposta é entregue, muitas vezes dentro de minutos.

 

 

Novo profissional em grandes campanhas políticas: o diretor de resposta rápida

 

Com muitos monitores num mesmo espaço, trabalha um novo profissional em grandes campanhas políticas: o diretor de resposta rápida. Em poucos segundos, uma réplica organizada individualmente pode dar uma virada numa disputa. Ele acompanha tudo relacionado com o candidato ou a campanha, tem um foco que é a história principal, mas também faz coberturas relacionadas, como as histórias dos concorrentes e aliados. Apenas um minuto para um ataque receber resposta de volta.

 

Mas isso funciona também para qualquer seguidor interessado, amigável ou não. Uma campanha bem organizada digitalmente deve ter resposta ao vivo. Os resultados dessas ações são fantásticos para qualquer estratégia política. É um fator característico de como deve ser um ambiente de campanha agora. Um diretor de resposta rápida que garante que a campanha responde rapidamente a eventuais ataques. Elas e seus funcionários constantemente monitoram a mídia e os movimentos de seus oponentes, certificando-se que os ataques são devolvidos rapidamente.

 

A ideia é mostrar rapidamente como a maneira de se fazer política pode ser bem diferente do que tem feito. Peça às pessoas para fazer algo pequeno, como obter um newsletter. Em seguida, peça às pessoas para vir para dentro de uma comunidade maior, como os defensores de um parque, por exemplo. Ou peça às pessoas para contar a sua própria história e se tornar uma parte de um movimento. Tornar mais fácil a tomar medidas, com apenas um clique. Aproveite momentos de resposta rápida de defesa para transformar uma situação no processo. Acima de tudo, torne isso tudo divertido.

 

Pense com criatividade!!!

 

E aí, e você com tudo isso? Deixe seu comentário.

 

Um grande abraço e até breve! 😉