Um olá para você que está sempre antenado nas novidades digitais.

 

O assunto de hoje é o tryvertising. Iiiiii, nunca ouviu falar? Não sabe o que isso tem  a ver com estratégias de marketing? Calma. Embarque comigo, que você vai ficar antenado sobre o assunto.

 

 

Conceito

 

O Japão é o berço de grande parte das invenções tecnológicas. Com o tryvertising não é diferente. Foi nas terras nipônicas que este conceito surgiu. O nome de origem inglesa é a união entre try/experimentar e advertising/publicidade. Ok! Mas afinal, o que é isso?

 

É basicamente um clube de amostra grátis. O consumidor se cadastra para testar gratuitamente produtos disponíveis no mercado. Para o consumidor, uma oportunidade de conhecer novos produtos a um gasto zero. Para o Marketing, uma nova maneira de testar seus produtos e saber se eles serão mesmo um sucesso.

 

No Brasil, já existem 2 marcas que trabalham esse conceito:  O Clube Amostra Grátis  e a Sample Central , localizadas em São Paulo.

 

Para entender melhor a dinâmica deste sistema, aqui vai um vídeo bem explicativo do programa Mundo S/A da Globonews, que foi ao ar em 2010.

 

 

 

 

Tryvertising x Digital

 

É uma forma diferente de fazer propaganda e que já está no mercado há alguns anos.  Ela permite que as empresas entendam profundamente o seu consumidor e o que o motiva, para que se possa criar produtos mais adequados ao que ele realmente precisa. Mas porque eu trouxe aqui, em um blog digital, este assunto que mais parece estratégias off-line de marketing?

 

Se você pensa digital, logo vai dizer: mas consigo identificar o comportamento do meu consumidor pelo Analytics. Se algumas sessões não estão sendo visitadas na minha loja online, eu tenho que promovê-las. Se o produto está indo para o carrinho, mas a compra não é finalizada, tenho que mudar algo neste processo final. Isso seria lindo, se o brasileiro tivesse o hábito 100% digital. Infelizmente muitos ainda desconfiam de comprar online. O tryvertising aliado a insights digitais pode trazer muito retorno às empresas.

 

Um insight digital que está tendo um sucesso enorme dentre o público feminino é a Glambox. É um clube de miniaturas de beleza. As empresas colocam seus produtos para experimentação no site.  As usuárias se inscrevem e tem que pagar um valor de assinatura. Após a escolha no site, recebem miniaturas dos melhores produtos de beleza do mercado. Além disso, a Glambox divulga conteúdos específicos sobre cada marca e produto e disponibilizam uma pesquisa aos assinantes, para que expressem opiniões sobre os produtos oferecidos.

 

Outros modelos semelhantes podem ser vistos nos sites: Glossy Beauty, Bag Glam e BlushBox.

 

E você, conhece algum serviço de experimentação digital além destes citados, que são oferecidos pelas empresas?

 

Digaí nos comentários.
Se essa matéria foi útil pra você, compartilhe nas suas redes sociais!
Valeu e até a PRÓXIMA! 😉