Transformar visitantes em inscritos, leitores e até mesmo em clientes é de extrema importância para nós, empreendedores digitais. E, para que isso possa ser feito, devemos atrair a atenção deles de alguma forma, não é mesmo?

 

Sendo assim, vamos conversar um pouquinho sobre alguns “lugares estratégicos” e também “formas” para você capturar emails em seu site.

 

 

Capturar e-mails na lateral do site (SideBar)

 

 

Capturar e-mails - Lateral do site

 

 
Grande parte dos sites tem uma barra lateral já na página inicial e, quando não, essa barra fica localizada nas páginas internas ou no blog/posts. Por ela estar sempre visível e já ser grande “conhecida” dos usuários, é um excelente lugar para você colocar um formulário de captura! Coloque-o em destaque, se possível na primeira posição da sua barra.

 

Alguns plugins que te permitem fazer isso: MailMunch, MailChimp for WordPress.

 

 

Capture também no topo do site

 

 

 
Capturar e-mails -´Topo do Site

 

Alguns plugin que permitem colocar essa barra: Sumome (SmartBar), MailMunch (TopBar), HelloBar.
 

 

E não esqueça dos Popups

 

PopUp nada mais é que uma “caixinha” que é aberta automaticamente quando o visitante acessa a página inicial (ou qualquer outra página) do seu site. Essa “caixinha” vai convidá-lo a se cadastrar.

 

Embora sejam polêmicos, os popups são responsáveis por muitos cadastros em um site.
Atualmente, existem plugins que permitem que você “programe” em quanto tempo esse popup deve aparecer após o acesso à página e, depois que apareceu uma vez para aquele visitante, em quanto tempo depois (dias) deverá aparecer novamente.

 

Isso ajuda muito a deixá-lo menos “invasivo” e “chato” para visitantes regulares do seu site.
Há também alguns plugins que permitem que você “segmente” a exibição do popup, por exemplo: exibir só para visitantes que já acessaram determinada página e coisas do tipo.

 

Alguns plugins que permitem colocar popup no site: MailMunch, Simple Popup ManagerSumome

 

 

Para terminar…

 

Muitas são as formas de se capturar emails em um site. De ScrollBox a FeatureBox. Adicionando no final dos posts chamadas para ação até em links no menu. Como tudo, vai depender do equilíbrio na utilização e da análise do seu negócio. Implementar algumas opções e fazer testes para ver quais são mais efetivas no seu caso, é sempre uma excelente ideia!

 

Independente de qual opção escolhermos, nunca podemos nos esquecer dos seguintes pontos:

 

 

  • Deve estar de acordo com a sua proposta do site e seu nicho
  • Deve estar funcionando (nunca, jamais, nunquinha mesmo, esqueça de fazer os testes!)
  • Deve ser responsiva (nada mais chato que acessar um site pelo celular, por exemplo, e aparecer um popup que não é responsivo e impede que você visualize a página!

 

 
E você, como captura e-mails no seu site? Quais plugins utiliza?
Compartilha com a gente 🙂

 

Um grande beijo!