Nosso país é a segunda maior comunidade do Instagram no mundo. São cerca de 300 milhões de usuários ativos por mês, e uma média de 70 milhões de fotos e vídeos compartilhados por dia.

 

O Instagram tem sido um sucesso para as marcas. Realmente seu visual simples, focado em imagem, teve uma grande aceitação no mercado mundial, e virou uma febre entre os internautas.

 

 

VOCÊ CONHECE O INSTAGRAM ADS?

 

Pois é pessoal, sabemos que esse GRANDE sucesso fez o Instagram ser comprado pelo Facebook por nada menos que 1 bilhão de dólares e, há pouco tempo, foi lançado no Brasil o Instagram Ads, a possibilidade de fazer anúncios patrocinados para o Instagram.

 

Desde 2013 essa possibilidade já estava sendo testado em outros países como Estados Unidos e Reino Unido mas só a partir de 2015 que as marcas brasileiras poderão utilizar essa possibilidade.

 

Essa imagem abaixo, é o primeiro anúncio feito no Instagram apresentado nos EUA.

 

 

INSTAGRAM ADS

 

 

Isso já era previsto, claro, após Facebook Ads; Google Adwords, Linkedin Ads, Twitter Ads e mais recentemente do Foursquare Ads, chegou a vez do Instagram Ads, que não poderia ficar de fora e chegou para ser mais uma poderosa opção de anúncios patrocinados. 😉

 

Sim, de alguma maneira Mark Zuckerberg precisa tirar o “pequeno” investimento e geralmente a publicidade é a primeira opção, não é?

 

É bom saber que existe todo um cuidado para manter a qualidade da experiência do usuário exigindo um anúncio que vá além da publicidade comum, que tenha um conteúdo interessante e relevante, como já sabemos que é premissa do novo marketing digital: CONTEÚDO RELEVANTE. E de acordo com a rede, existe a opção de esconder as propagandas.

 

No Brasil, primeiro algumas grandes agências foram escolhidas para anunciar, entre elas: África, Almap, CuboCC, DM9DDB, F.biz, JWT e Wieden+Kennedy. Entra as marcas: Avon, Closeup, Coca-Cola, Mitsubishi, Visa, Vivo e Volkswagen são alguns dos primeiros anunciantes a testar o formato comercial da plataforma.

 

 

INSTAGRAM ADS

 

 

Segundo informações do próprio Instagram, os anúncios devem vir bem naturais, apenas com a marcação de “patrocinado” no canto da imagem, que também está aceitando novos formatos.

 

O Brasil estava esperando essa atualização desde 2014 mas só agora em 2015 que isso virou realidade, as grandes marcas podem patrocinar e aumentar o alcance, visibilidade e conversão das suas estratégias de marketing digital dentro do Instagram.

 

 

E COMO SÃO OS ANÚNCIOS?

 

Os anúncios criados no aplicativo podem ser em formato de fotos ou vídeos, e tem sua dinâmica parecida com a de outros Ads (Anúncios) como o do Facebook. O usuário tem a possibilidade de dar um like na foto, seguir a marca, e a empresa pode receber o feedback a respeito dos anúncios e isso é informação relevante para entender o seu consumidor.

 

O objetivo do Instagram é ter anúncios divertidos, criativos, e relevantes eque realmente engajem os usuários e convertam para os anunciantes. Envolvimento, percepção visual e engajamento são pontos chave do sucesso no Instagram.

 

 

INSTAGRAM ADS IMAGEM

 

 

Existem muitos usuários que não gostam de conviver com a publicidade no seu feed de notícias e imagens, mas isso é necessário para a sobrevivência do nosso mercado capitalista, focado em vendas e resultados. 

 

 

Os dados informam que o Instagram Ads tem uma taxa de engajamento em média 15 vezes maior que quando comparado ao Facebook.

 

 Até onde sabemos, o Facebook Brasil, enviou um e-mail para interessados em anunciar no Instagram, com os seguintes formatos de anúncios.

 

São eles:

1)    Formato Carrossel de Fotos, Vídeo e Foto.

 

Lançamos mundialmente o formato Carrossel e, também no Brasil o/. Neste formato é possível veicular no mínimo 02 (duas) e máximo 04 (quatro) fotos em uma mesma veiculação. As fotos a partir da 2a podem ser clicáveis, podendo enviar as pessoas para um ambiente externo (site, vídeo, página no facebook etc). O valor mínimo por campanha é de R$300k (bruto), dentro do CPM já negociado de foto. Para propostas, precisamos falar para montarmos caso a caso as entregas por target. Além do Carrosel, a foto clássica e o formato de vídeo para Instagram.

2)    Re-Targeting Instagram para campanhas no Facebook:

 

Outra opção é que as novas campanhas de Instagram Ads formarão cluster das pessoas impactadas para que as marcas continuem as histórias no Facebook. O cluster será habilitado após 7 dias do início da campanha e fica disponível por 30 dias.

3)    Formato Patrocinado:

 

Os anúncios se assemelham a uma foto ou um vídeo postado normalmente, mas se difere pelo termo “patrocinado” localizado num canto da foto.

 

Além dos formatos mencionados, também como formato de compra de anúncios vai ter o sistema de RESERVA (Via contato direto), parecido com o o do Google, e o tão desejado SELF-SERVE (Compra via leilão).

 

Muito em breve o Instagram Ads será acessível a todas as marcas e essa é mais uma grande oportunidade para as marcas no mundo digital, não é?

 

Novidades quentes estão chegando no Instagram Ads como novos formatos de anúncios e botões de chamada de ação que incluam links externos. Também a possibilidade de usar dados do facebook para criar segmentações de anúncios no Instagram e maior disponibilidade para compra de anúncio, com a diminuição do valor, ficando assim acessível para todos. Hoje, os anunciantes ainda são bem limitados. Mas isso vai mudar!

 

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Aquele abraço e até breve! 😉