A fotografia sempre teve uma grande importância na vida das pessoas. A mágica de poder guardar momentos é espetacular.

 

Apesar das câmeras digitais serem acessíveis a qualquer pessoa, não podemos tirar o mérito das imagens espetaculares que os fotógrafos conseguem criar com suas lentes e claro, que tudo isso é fruto de muito estudo, treino e dedicação.

 

Investir em marketing digital é essencial para qualquer fotógrafo que queria se destacar. As pessoas que buscam indicações de profissionais querem resultados visuais e alguns profissionais não sabem como criar uma rede de comunicação digital. Não basta ter uma conta em todas as redes sociais, é necessário saber o que está fazendo lá.

 

 

SAIBA QUEM É O SEU PÚBLICO

 

A primeira coisa a se pensar é quem é o seu público alvo.  Algumas pessoas não se atentam a isso, mas é importante pensar realmente quem é o seu público. Por exemplo, se você é fotografo infantil, seu público alvo não são crianças, e sim os tutores da criança, pois são eles os interessados em ter as imagens.

 

Se você é fotógrafo Life Style, seu público é feminino, masculino ou família? Busque nas suas referências e crie um perfil o público para que sua comunicação seja direcionada a ele. Atirar pra todo lado será um desperdício de tempo e dinheiro.

 

 

FALE A LINGUAGEM DE SEUS CLIENTES

 

Sua comunicação não precisa ser apenas sobre fotografia. Através do seu público definido será possível criar a lista de interesses deles e com isso inovar na comunicação. Falar de assuntos pertinentes ao dia-a-dia, criar ensaios que tenha a ver com as características deles, usar palavras com as quais eles estejam mais familiarizados. Utilize o marketing de conteúdo para tornar sua comunicação completa.

 

 

 

 

SEU PRODUTO EXCLUSIVO

 

Seu produto não é o material usado nas fotografias, não é o prazo de entrega e nem a fotografia em si porque qualquer pessoa pode fotografar, certo? Mas seu produto é seu olhar! Apenas você tem as percepções e aquele “jeitinho” de clicar. Esse produto é exclusivamente seu. Torne ele especial!

 

 

INVISTA EM VOCÊ

 

Alguns fotógrafos não percebem isso, mas a maioria dos clientes não se identificam especificamente com o estilo da fotografia, se você parar pra pensar o cliente mal entende as técnicas usadas em seu trabalho. Mas eles se identificam com seu jeito de ser. Da mesma forma que com os artistas o fotógrafo também se assemelha a isso quando se trata do relacionamento com o cliente. Sua forma de falar, de vestir, de se comunicar irá atrair clientes com o mesmo perfil que você.

 

Se você é uma pessoa que gosta de requinte, luxo e possui uma marca com essas características, terá muitos clientes com esse perfil te procurando. Se você é uma pessoa mais divertida, descontraída haverão pessoas desse estilo perto de você. Isso acontece porque o fotografo é contratado para compartilhar momentos especiais e muitas vezes íntimos dos seus clientes, e, subconscientemente o cliente escolhe alguém parecido com ele pois terá confiança em compartilhar tal momento.

 

Então, o posicionamento nas redes será de grande importância para criar o seu “perfil artístico”

 

PS: Só tome cuidado para não confundir pessoal com profissional. Sua vida pessoal pode continuar reservada, no entanto, saiba que tudo o que você exibe pode influenciar o trabalho. Você é sua marca, então o cliente pode não saber dividir isso.

 

 

ENVOLVA AS PESSOAS NAS SUAS HISTÓRIAS

 

Uma das coisas que, particularmente, acho muito legal é quando alguém divide seus momentos. Um exemplo disso são os vlogs de maior sucesso no YouTube, grande parte deles são como reality shows da vida profissional e pessoal dos vlogueiros.

 

Como o fotógrafo pode envolver as pessoas também? Você pode mostrar as histórias das suas fotografias, como conheceu tal cliente, como foi seu brainstorm para construir tal ensaio, como se sentiu ao fotografar aquela pessoa (claro que tudo isso com o consentimento do cliente). Esse compartilhamento faz com que as pessoas se envolvam com aquilo e queiram também sentir aquela sensação, além de viver aqueles momentos.

 

 

PORTFÓLIO ONLINE

 

Por mais que seja indicação, o cliente só vai fechar com você após ter visto seu trabalho. Não deixe de expor suas fotografias. Sites, blogs e Redes Sociais são importantíssimos para seu trabalho.

 

Não se resuma apenas ao Facebook. Invista no Instagram, Pinterest, Flickr e deixe seus clientes saberem que você está lá. Mantenha-os atualizados das novidades, sua agenda, seus prêmios, seus cursos, a fotografia trabalha diretamente com criatividade, então quanto mais seus clientes souberem que você tem investido no trabalho, mais eles serão atraídos.

 

Na hora de criar um site/blog lembre-se de deixa-lo com uma linguagem que corresponda ao seu perfil. Invista em um layout intuitivo e de fácil navegação para que os clientes encontrem o que desejam saber. Selecione as melhores fotos das sessões, 3 a 4 fotografias já estão de bom tamanho, mas sempre diversificando os clientes. Se possível, peça para seus clientes darem algum depoimento por escrito ou em vídeo para constar no seu site.

 

Quanto as redes Sociais, não esqueça de estar disponível, lá não é simplesmente um portfólio, é um canal de comunicação com seus clientes. Procure responder as mensagens com rapidez e manter sempre atualizada.

 

Crie um banco de dados com informações relevantes

 

Tenha cadastrado seus clientes e informações importantes deles como data de aniversário, aniversário de casamento a data que fizeram as fotos e não esqueça de se fazer presente nessas datas. Para isso invista em e-mail marketing. Mantenha contato com seus clientes através de conteúdos relevantes. Mantenha-os atualizados de promoções, pacotes especiais, novidades e faça convites de acordo com datas especiais.

 

Não adianta saber fazer fotos incríveis se você não aparecer. Para isso o marketing Digital está aí para te ajudar a melhorar sua carreira.

Você tem mais alguma dica para quem trabalha na área? Compartilha com a gente suas experiências!