Quando os blogs surgiram e o meio online se tornou um meio de comunicação de fato usual, uma das maiores dúvidas de quem postava nestes veículos era como formatar, “layoutar”, organizar, dimensionar fotos. Isso levava um bom tempo e, apesar da maioria dos espaços que hospedavam os blogs ser autoexplicativa, acontecia com frequência páginas desconfiguradas, imagens sobrando e um visual bem desagradável.

 

Mas, há exatos 10 anos, ou seja, em 27 de maio de 2003, surgiu uma plataforma que só fez acrescentar coisas úteis na vida do blogueiro, o WordPress. O sistema de gerenciamento de conteúdo ganhou inúmeros adeptos, derrubou os concorrentes (Blogger e Live Journal) e sempre traz novidades acompanhando as mudanças típicas da rede.

 

Com o tempo, os desenvolvedores perceberam que o WordPress não era coisa só de blogueiro e era bem útil também para criar sites e configurá-los. Eu sempre recomendo o uso dele para os sites, afinal quem atualiza conteúdo precisa de algo prático e objetivo no momento do post.

 

A grande contribuição do WordPress foi facilitar a vida de quem estava apenas começando no mundo online e para quem estava trabalhando com produção de conteúdo para blogs e portais. Agilizou também o processo do desenvolvedor, que costuma ser a maior lentidão quando se cria uma página na web. Quem não quiser pagar serviços, também tem a possibilidade de usar layout e pacotes gratuitos.

 

Outro fator importante do sistema é mostrar os dados de acesso a todos os cadastrados. O gráfico fica lá prontinho para você verificar quantas pessoas estão te lendo, que post rendeu mais cliques e até de onde estão acessando sua página.

wordpress.com-stats-grafico

 Foto: tecnoup.com

 

Para comemorar os dez anos do sistema queridinho de quem mergulhou na web, cerca de 500 cidades no mundo estão fazendo o WordPress Meetup e Recife não está de fora. Nesta segunda (27), o evento acontece no Bar Burburinho, na Rua Tomazina, no Recife Antigo, com a participação de Marcelo Cavalcanti, do Blog do Torcedor, além de Murilo Lima, do Geek Café, Ygor Sarkis, da AgendaRecife e Erickson Monteiro, do Plugcitários.

*Foto destacada: daviwp.com

 

Se você ainda não tem um blog e quer aprender como fazer um, clique aqui.

 

Se você já tem um blog e deseja aprender como ganhar dinheiro com ele, conheça esse curso.

 

Posts Relacionados