A internet proporciona novas formas de comunicação a cada dia, não só entre pessoas como entre marcas e o seu público também. E mesmo atuando em um segmento B2B, a empresa pode se utilizar das redes sociais como parte de sua estratégia de social selling.

 

Quem atua no segmento B2B certamente vai dizer que a melhor rede social hoje para vendas é o LinkedIn. Se antes o foco principal era a busca por vagas, a rede social se tranformou em um espaço importante de network e geração de lead. Claro que o Twitter e o Facebook não devem ser deixados de lado, porém deixam a desejar quando se trata de soluções voltadas para vendas B2B.

 

Além de ser mais fácil entrar em contato com o cliente decisor para o fechamento de um negócio, o LinkedIn oferece um pacote de soluções de vendas que otimizam a prospecção e a performance do comércio B2B. São mais de 20 milhões de usuários somente no Brasil e, dependendo de como a pesquisa for realizada, a rede social ajuda no busca dos profissionais de vendas por novos contatos e a se manter informados sobre quem ja é cliente.

 

 

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Sales Navigator

 

O LinkedIn promoveu uma grande atualização na ferramenta Sales Navigator para B2B, que possibilita à empresa estar em contato e se relacionar melhor com atuais e potenciais clientes. O acesso agora é feito separadamente do perfil, garantido uma experiência de venda social mais autônoma.

 

Conforme vão sendo inseridas as informações sobre os setores de atuação e realizadas as buscas, a ferramenta fica mais calibrada e passa a recomendar contatos relevantes, bem como a enviar atualizações sobre os tomadores de decisão. Algo muito bom para quem atua no segmento B2B

 

Apesar da criação do perfil na rede social ser gratuita, o Sales Navigator é pago. Existem planos especiais para equipes e a aquisição pode ser feita também individualmente, com a opção de free trial por 30 dias. Contudo, o investimento é válido diante das possibilidades oferecidas pelo LinkedIn para a venda B2B.

 

 

Integrado ao CRM

 

O LinkedIn anunciou recentemente a integração do Sales Navigator com o CRM da Microsoft, o Dynamics. Antes, a solução podia ser integrada apenas com a plataforma de CRM do Salesforce.

 

Essas possibilidades de integração do Sales Navigator ajuda muito mais na localização e no direcionamento da prospecção. Pode proporcionar também a redução do ciclo de vendas para as empresas que atuam no mercado B2B.

 

Com Sales Navigator integrado, o profissional da área comercial pode enviar solicitações, pedidos de associação e e-mail direto do LinkedIn para o CRM. Tendo o cadastro clientes organizado e estabelecendo essa integração, as empresas B2B tem o Sales Navigator como um grande aliado para gerar mais leads e aumentar as vendas.