Uma recompensa digital é um “presente” que você pode oferecer aos seus visitantes em troca do seu cadastro.

 

A ideia é que a recompensa digital atraia a atenção de visitantes que fazem parte do seu público alvo, com o objetivo de criar um relacionamento com essas pessoas por e-mail até que você possa fazer, de fato, uma oferta. Mas atenção: nunca tente vender nada logo de cara. A ideia é criar um relacionamento legal, tornar-se autoridade no assunto, oferecer conteúdos de valor e trocar ideias até que de fato você possa vender alguma coisa.

 

 

Mari, tem um formato ideal para uma recompensa digital?

 

Não! Isso vai variar de acordo com o seu nicho e o seu público. No geral, uma recompensa digital pode ser entregue em qualquer formato digital, contanto que seja um conteúdo de valor e que ajude o seu visitante a resolver algum problema ou a realizar algum sonho.

 

Os tipos podem ser dos mais variados, como:

  • Vídeo-Aula
  • Palestra
  • Entrevista
  • Áudio
  • E-book (livro digital)
  • Relatório
  • Infográfico
  • Curso por e-mail
  • Newsletter
  • e muitos outros!

 

 

Mas Mari, como criar uma recompensa digital?

 

Há muitas formas de você criar sua recompensa digital e, muitas delas, são ferramentas gratuitas e bem fáceis de mexer.Para a gravação de vídeos, você pode utilizar uma câmera caseira, semi profissional ou até mesmo a webcam do seu notebook; assim como para e-books (livros digitais), você pode utilizar o Word e, para a gravação de áudios, por exemplo, um gravador de som ou o próprio gravador do seu celular.

 

No entanto, tem algumas ferramentas que podem nos ajudar a deixar esses conteúdos mais atraentes, com uma qualidade melhor ou visualmente mais bonitos. Vou compartilhar com vocês algumas ferramentas que acho muito legais, de fácil utilização e em sua maioria gratuita. Vê só:

 

Canva

 

O canva é uma ferramenta online, simples e prática para você criar diversos layouts maravilhosos! É super intuitiva e fácil de mexer, além de ter a possibilidade de usar layouts e imagens gratuitos.

 

Permite que você crie e-books, infográficos, capas para redes sociais, cabeçalhos para e-mail, posts para redes sociais e muito mais. E o mais legal: é tudo na nuvem! Você pode acessar de onde quiser e tudo fica salvo para você usar depois.

Permite exportar os arquivos para PDF, JPG e PNG. Só atenção: você só consegue criar arquivos com até 30 páginas. Se precisar mais do que isso, gere mais de um arquivo e depois utilize alguma ferramenta para juntá-los (como a que cito no final desse artigo 😉 ).

 

Hangouts On Air

 

O Hangouts on Air é um serviço do Google, integrado ao youtube, que permite a transmissão de vídeos com até dez pessoas conversando simultaneamente e um número ilimitado de espectadores. As transmissões podem ser feitas ao vivo ou gravadas e transmitidas depois, pois ficam salvas em sua conta do Youtube.

 

É uma ótima opção para quem tem uma webcam e quer gravar alguma vídeo-aula ou palestra para ser exibida depois. Pode ser utilizado no modo privado, no qual a transmissão fica gravada na sua conta do youtube e você tem a opção de baixar e editar o vídeo depois.

 

Também é ótimo caso você queira gravar entrevistas online! Só escolher o candidato, criar a transmissão, enviar o link e pronto! 🙂
Ah! Ele serve também caso você queira gravar a tela do seu computador, pois tem a opção “Captura da Tela”. 🙂

 

Youtube Editor

 

O Youtube Editor é uma ferramenta gratuita para edição de vídeos do próprio Youtube. Permite combinar diversos vídeos e imagens, cortar vídeos, adicionar músicas de fundo, efeitos e transições. É intuitivo e bem fácil de mexer. Conta também com uma biblioteca de faixas de áudios e vídeos sob a licença creative commons.

 

Screencastify

 

O Screencastify é um plugin para o GoogleChrome que faz capturas de telas da web. É bem simples e fácil de utilizar! Depois de instalado, basta clicar no ícone dele (que fica ao lado da barra de endereços) e depois em “Start Record” para iniciar a gravação e “Stop Recording” para finalizar.

 

Tem a opção de gravar a tela, áudio e webcam. Ideal para quem quer gravar alguma vídeo aula também. A única parte chata é que na versão gratuita fica uma marca d’água no canto superior direito do vídeo. Outra coisa legal: permite que você salve o vídeo direto na sua conta do Youtube.

 

Audacity

 

O Audacity é uma ferramenta para edição de áudios livre e gratuita. Ideal caso você vá gravar podcasts ou coisas do tipo. Permite cortar, diminuir o ruído e muito mais! Também não é muito difícil de aprender a mexer. Uma ótima opção!

 

Juntar PDF

 

Juntar PDF é uma ferramenta online e gratuita criada pela equipe SmallPDF que permite juntar vários arquivos PDF em um só (pode ser utilizado, por exemplo, para juntar mais de um arquivo PDF criado no canva.com).

 

Compressor de PDF

 

O Compressor de PDF é outra ferramenta online e gratuita do SmallPDF e que permite diminuir o tamanho de arquivos PDF. Vale muito a pena pois, às vezes, os arquivos ficam muito grandes e isso dificulta o download. Com essa ferramenta já consegui reduzir em até 70% o tamanho de alguns arquivos!

 

 

Pra finalizar…

 

São várias as formas para criarmos a nossa recompensa digital. O passo mais importante de todos, além da escolha da ferramenta, é que seja escolhida a recompensa ideal para o público que estamos buscando. Vale a pena passar alguns dias “quebrando a cabeça” para encontrar o conteúdo ideal. Depois de encontrado o conteúdo ideal, basta escolher uma das ferramentas e botar a mão na massa!

 

E você, já conhecia essas ferramentas? Utiliza alguma delas? O que achou? Tem alguma outra ferramenta para compartilhar com a gente? Se respondeu sim para qualquer uma dessas perguntas, não esquece de deixar um comentário aqui embaixo 😉

 

Ah! E se acha que esse conteúdo pode ajudar algum de seus amigos, compartilhe!

 

Um beijo!

Posts Relacionados