O crescimento da internet e a expressiva participação dos usuários com interações, opiniões e feedbacks trouxe uma democratização à informação. Hoje, com um simples celular na mão, qualquer pessoa pode criar um conteúdo de relevância, descentralizando essa responsabilidade dos grandes veículos de comunicação.

 

Os vídeos e conteúdos feitos pelos usuários em vários contextos sociais enriquecem a disseminação da informação em diferentes perspectivas. No entanto, o quesito confiabilidade é um dos desafios desse novo modo de produção.

 

Em 2011, eram carregados na plataforma 48 horas de vídeo a cada minuto. Agora, são mais de 300. No meio desta quantidade assustadora de uploads, como saber se o conteúdo publicado é verídico? Pensando nisso, o YouTube, em parceria com a Agência Storyful, empresa especializada na verificação de conteúdo, lançou o YouTube NewsWire, ou seja, um canal para divulgação de vídeos amadores com interesse jornalístico.

 

 

 

 

Melhor experiência ao usuário

 

O objetivo do YouTube é facilitar a busca de vídeos que mais interessam aos usuários. O NewsWire irá trazer conteúdos de relevância em diferentes partes do mundo, apresentando os resultados de acordo com o gosto de cada utilizador, semelhante ao que acontece no feed de notícias do Facebook.

 

A Agência Storyful também realizou uma parceria com o Facebook em uma iniciativa semelhante, quando a plataforma lançou o FB NewsWire, no ano passado. Assim como acontece com o YouTube, o serviço de NewsWire Facebook também se destina na verificação do conteúdo gerado pelo usuário por meio da rede social, e, em seguida, torná-lo simples para os repórteres.

 

Além da relevância, o YouTube quer tornar o material bruto mais confiável, verificando e republicando em seu NewsWire tudo o que considerar verídico, inclusive com canais regionais.

 

 

O que muda para a imprensa?

 

Atualmente, é quase impossível ver uma notícia na imprensa sem antes encontrá-la nas mídias digitais. Por este motivo, um dos objetivos apresentados pelo YouTube  é “ajudar a imprensa a encontrar histórias que valha a pena contar no meio do ruído social”, trazendo aos jornalistas o que está em destaque, vídeos em primeira mão e as principais publicações na ferramenta.

 

O NewsWire trará recursos associados às notícias. Assim, o profissional da comunicação ficará sabendo de tudo o que acontece ao redor do mundo, incluindo relatos de testemunhas oculares dos acontecimentos.

 

Além do YouTube NewsWire, o blog oficial da rede social também anunciou o lançamento de dois novos projetos para apoiar o jornalismo colaborativo. Um deles vai funcionar como um recurso educacional para os repórteres, ajudando-os a verificarem a veracidade dos conteúdos publicados. Outro projeto anunciado é ao mesmo tempo uma parceria do YouTube com a ferramenta Witness Media Lab, que irá disponibilizar uma plataforma para compartilhamento de vídeos por testemunhas oculares de fatos que vão contra os Direitos Humanos em todo o mundo.

 

Digaí nos comentários se você achou esta novidade do YouTube genial! Você acredita que esta ferramenta mudará o formato de comunicação que a gente conhece hoje? Deixe suas dúvidas e perguntas que será uma honra esclarecer o seu questionamento.

 

Conheça o e-book “7 Lições Que Aprendi Com os Youtubers de Sucesso”, do Felipe Pereira, clicando no link:
BAIXE AGORA!