Todos estão fazendo vídeo para a internet, menos a sua empresa? Pois é, esta envolvente ferramenta do marketing digital está desafiando muitos empresários que desejam apostar em vídeo marketing para impulsionar seus negócios.

 

Só que, na maioria das vezes, os vídeos de algumas startups e pequenas empresas ficam mal feitos e acabam fazendo mais mal do que bem. Aos olhos do consumidor, o vídeo é um reflexo da sua marca. Para ajudá-lo a começar com o pé direito em sua estratégia de vídeo marketing, confira 9 erros comuns nessa área e saiba como seguir na direção certa.

 

Erro #1: Não chamar para a ação

 

Todo vídeo deve ter um objetivo, seja para atrair tráfego para seu site, divulgar um novo produto, conseguir mais fãs no Facebook. É muito importante não esquecer de chamar o espectador para a ação. Exemplos:

 

” Visite o nosso site.” – “Inscreva-se em nosso canal.” – “Curta nossa página no Facebook.” – “Assista ao próximo episódio”.

 

Você incluiu algo assim em seu vídeo? Se você não direcionar sua audiência, eles não saberão qual o próximo passo a tomar. Cuidado para não perder uma vantagem valiosa, venda ou clique.

 

Erro #2: Fazer um vídeo muito longo

 

Quanto mais tempo você adicionar a um vídeo, é mais provável que ele não será visto até o final.  ​​O ideal é trabalhar na faixa de 60 a 90 segundos.

 

Coloque em primeiro lugar a informação mais importante, depois os detalhes de apoio. Verifique se não tem dados repetidos e sem importância. Questione-se! E lembre-se: concentre em uma única mensagem. Colocar muitas informações sobre a empresa em um mesmo vídeo fará com que os detalhes importantes sejam esquecidos.

 

 

Erro #3: Não colocar sua marca no vídeo

 

A história pode ser linda, o produto maravilhoso, mas se as pessoas não lembrarem de quem promoveu o vídeo, o esforço terá sido em vão. Portanto, coloque seu logotipo, url do site, ou algo que possa marcar a sua identidade, especialmente no início do vídeo.

 

Esse tipo de ação funciona ainda mais quando o conteúdo está disponível para ser embedado, ou seja, quando qualquer pessoa pode utilizar o código do vídeo para colocá-lo em outra página da internet que não seja seu site.

 

Veja o exemplo dos vídeos da TV Minha Vida:

 

Erro #4: Deixar de atender seu público-alvo

 

Você tem produtos e serviços que podem beneficiar um vasto público. No entanto, o vídeo será mais eficaz se você se concentrar em um ponto. As pessoas têm necessidades diferentes, portanto, você deve escolher qual delas quer abordar.

 

Lembre-se, quando você tenta falar com todo mundo, você não fala com ninguém. Concentre a sua mensagem em um público-alvo específico e bem definido.

 

Erro #5: Deixar de usar SEO

 

Como as pessoas irão achar o seu conteúdo em vídeo na internet? Através do título, da descrição, das tags.

 

Apenas publicar um vídeo no YouTube não é suficiente. Existem táticas e técnicas específicas que podem direcionar o tráfego para seu site e vídeo, e ainda fazer com seu conteúdo seja o número um nos resultados de busca.

 

Para isto, utilize técnicas apropriadas de SEO.  Saiba como melhorar as buscas para seu conteúdo aqui .

 

Erro #6: Fazer um vídeo apenas para fazer um vídeo

 

Será que seu vídeo serve a um propósito estratégico mais elevado? Ele será lembrado? Por que você está fazendo isso? Se você não souber a resposta, recue!

 

Não perca tempo fazendo vídeo por achar que você tem que fazer. Você deve ter um plano para ele, assim como faria com qualquer outra campanha de marketing.

 

Erro #7: Escolher errado um parceiro ou um produtor de vídeo

 

Seus visitantes e potenciais clientes serão crítica da qualidade do seu vídeo e irão compará-lo com a qualidade do seu negócio.

 

Portanto, pense bem ao querer usar um smartphone para fazer um vídeo. É assim que você quer que as pessoas vejam a sua marca?

 

É preciso avaliar a melhor opção para seu negócio. Pode ser uma agência especializada em vídeo online ou um freelancer, mas será que este parceiro está por dentro do mercado?  Devo montar uma pequena produtora? Terei que contratar mais pessoas?

 

Questione-se para obter as respostas que você precisa. Depois disso, avalie se o que você escolheu está apto para realizar suas propostas.

 

Erro #8: Não promover o seu vídeo

 

Não basta fazê-lo e publicá-lo. Mesmo usando todas as técnicas de SEO. Uma coisa é as pessoas buscarem por aquele conteúdo na internet, outra coisa é você promover seu vídeo e despertar o interesse de alguém para assisti-lo.

 

Publicá-lo em uma plataforma gratuita de vídeos, como o YouTube, ajuda muito. Mas verifique se as opções de compartilhamento estão ativadas. Divulgue-o nas redes sociais. E, claro, não deixe de medir e avaliar os resultados.

 

Erro #9: Esperar resultados imediatos

 

Esse erro pode te deixar desanimado. É preciso entender que uma boa estratégia de vídeo marketing exige coerência , dedicação e paciência.

 

Entenda o investimento em vídeo como uma oportunidade e não como obrigação. Antigamente, era preciso gastar uma pequena fortuna para comprar um horário na televisão para exibir o vídeo da sua empresa. Hoje, você pode criar o seu próprio canal, divulgar sua mensagem diretamente para seu público-alvo e analisar o resultado da ação.

 

Siga estes passos do planejamento para conseguir obter resultados favoráveis.

 

Mas digaí,  você já fez algum vídeo para sua empresa e encontrou alguma dificuldade? Compartilhe com a gente! Até a próxima! 😉

Posts Relacionados