Pois é, pesquisa revela que a rede social Badoo é mais acessada, no Brasil, do que o Google +, Orkut (sim, ele ainda se remexe nas catacumbas) e o Twitter. Perde apenas para o Facebook e Youtube. (nossa cara nesse momento)

 

Mas será mesmo?

 

 

Badoo-redes-sociais-pesquisa

 

 

 

DADOS DA PESQUISA

 

 

A pesquisa foi feita pela Experian Marketing Services sobre as Top 10 redes sociais no Brasil. Ao contrário do que imaginávamos a pesquisa trouxe novidades e muita discussão entre nós (aqueles que usam as redes com fins pessoais e profissionais).
Segundo ela, o Facebook carrega 73,50% do tráfego e vem seguido do Youtube com 16,34%. Até aí nada de novidade e tudo dentro dos conformes. Mas, eis que na 3ª posição vem a rede social Badoo – que na verdade é considerado um site de relacionamento – com 1,20%. Superando o Google+ (1,15%), o Orkut (0,97%), o Yahoo! Answers Brasil (0,94%) e o Twitter (0,90%).

 

Sim, o Twitter está atrás do Orkut e Badoo – Badooooooo… Cara, quem usa isso? Existe!?

 

 

BADOO

 

 

Pra quem não conhece, essa rede foi criada em Londres no ano de 2006. Aqui no Brasil ele veio junto com o auge do Orkut. Porém, essa rede usa de táticas enganosas para atrair novos usuários, como criar perfis falsos/clonados, assim como usa o “Deceptive bulk email”, que – em outras palavras – é um tipo de envio indevido de convites para seus contatos de e-mail como se fosse você solicitando a participação.

 

Pois bem, devido a isso e outras práticas vários brasileiros se cadastraram. Sinônimo de vírus, a rede perdeu espaço no Brasil e se criou a fama de que quem acessa o Badoo são pessoas que querem achar um parceiro(a) para sair, ou o famoso “público de lan house” (pessoas de baixa renda, que não se preocupam com vírus, ou estão ali apenas para navegar por curiosidade, procuram por encontros).

 

 

ORKUT

 

 

Não, ele não morreu. Mas não quer dizer que seja o mesmo. Não é porque você deixou de usá-lo, que ele morreu. Na verdade morreu para você (eu), que esqueceu a senha (eu), que só entrava para pegar foto antiga (eu), ou para resgatar posts e discussões (eu). Ele ainda vive, com bem menos acessos, bem menos movimentação – beeeeeeeem menos.

 

E para aqueles que dizem que o Orkut está muito bem e vivo o bastante, ou que ele ainda tem não sei quantos milhões de usuários… Não confunda usuários cadastrados com usuários ativos. De 100mil cadastrados, se metade ainda usar o Orkut… Prove, que eu te pago um almoço.

 

 

TWITTER

 

 

Talvez a parte mais tosca da pesquisa. Até concordo que o Twitter não é tão movimentado como deveria ser, mas ficar nesta posição… Certamente isso não reflete o real momento do microblogging no Brasil.

 

Adotado como SAC2.0, o Twitter vem ganhando milhares de adeptos. Não só anônimos, como famosos – e até por causa deles a adesão é maior. O Twitter hoje é uma extensão do seu pensamento. Quem nunca assistiu o jogo, a novela, a série ou mesmo o jornal “twittando”?

 

O uso do Twitter é notório, por isso é muito improvável que ele esteja mesmo nessa posição. O maior público, ou pelo menos os mais novos adeptos do Twitter são os jovens, esses que movimentam o microblogging diariamente. O Twitter é atraente, prático e bastante útil para qualquer profissional.

 

 

A VALIDADE DA PESQUISA

 

 

Se não encontramos respostas para essa ascensão do Badoo, talvez devêssemos mudar a pergunta: quem foi o tipo de público entrevistado? Quais os critérios usados para chegar a tal resultado tão diferente do momento atual do Brasil?

 

Eu mandei um tweet para a Experian procurando saber quais os critérios usados na pesquisa, mas até o momento da publicação desse post não recebi resposta (assim que a tiver, posto aqui).
Então, só me faz crer em algumas opções para termos esse resultado:
– Quantidade de pessoas cadastradas em determinada rede social;
– Pessoas de pouca instrução digital;
– Demografia da pesquisa;
– Amostra pouco representativa.
Em resumo, talvez a melhor explicação para o Badoo estar onde está é o fato dele usar meios invasivos para conseguir novos usuários. Já a explicação para a posição do Twitter… É torcer para que a pesquisa esteja equivocada quanto aos seus critérios.

 

Agora compartilhe conosco: Você usa o Badoo? Por quê? Ou você prefere o Twitter?

Ou melhor, diga-me quantos conhecidos seus usam o Badoo??

 

Posts Relacionados