Lembra quando você iniciou suas aulas lá pelo primário (no meu tempo, olha que ainda não faço parte da população idosa, se chamava assim) você tinha as aulas de comunicação e expressão, onde aprendíamos o que era emissor e receptor. Sendo imprescindível para a comunicação confirmamos se o receptor compreendeu a mensagem.

 

Pois bem, com o advento da tecnologia de informação, a correria do dia a dia, as confeiteiras tradicionais de bolo passaram a se chamar cake designer. E de fato, os bolos se tornaram verdadeiras obras de arte.  Seja para comemorar mais um ano de vida ou para celebrar os rituais da vida (formaturas, casamentos…etc). O melhor de tudo é que o bolo pode ser personalizado. Você pode escolher a imagem que quer que apareça, como a linda foto do seu bebê, por exemplo! Mas, para um cliente algo deu errado!

 

Ainda não consegui contato com ele, mas é provável que a sua confeiteira ainda não esteja fazendo parte do processo de inclusão digital. Ou que, pela correria do dia a dia, o cliente tenha dito: a foto tá no pendrive! Se dito por telefone fixo ou por celular (com os ruídos das operadoras e os ruídos do ambiente) ou mesmo pela pressa (vai que o bolo está no forno), tenha se gerado um “telefone sem fio” – e o emissor recebeu a mensagem assim: a foto do pen drive!

 

E então, me pergunto: será que em nenhum momento se questionou: a foto de um pen drive no bolo?

Penso que deve ter valido a máxima: quem manda é o freguês! E o pen drive “tomou” o lugar do homenageado da comemoração!

 

No ambiente digital não é diferente não. A comunicação, a forma como você envia a mensagem para o seu cliente, como você se apresenta (até mesmo nas redes sociais) pode gerar oportunidades ou afastá-las de você, por uma frase impensada, um imagem em um momento de descontração, um vídeo mal elaborado. …Não é que deixaremos de ser autênticos, mas, será mesmo necessário corrermos os riscos de sermos julgados apenas pelo que postamos, compartilhamos? Penso que somos! É melhor pensar ao menos 3 (três) segundos antes de postar qualquer coisa, ou pode dar bolo!

 

Posts Relacionados