O e-commerce é uma modalidade de negócio que vem evoluindo a cada ano, e em 2018 a perspectiva é que o cenário fique ainda melhor. Especialistas acreditam que neste ano o e-commerce brasileiro vá crescer aproximadamente 15% em relação ao mesmo período do ano passado, com uma previsão de faturamento de R$ 69 bilhões.

Ao todo é esperado que as lojas virtuais recebam mais de 220 milhões de pedidos durante o período analisado, com um ticket médio aproximado de R$ 310,00. Em 2017 o e-commerce nacional fechou o ano com 203 milhões de pedidos, com uma média de R$ 294,00 em cada venda.

ecommerce deve faturar 69 bilhoes 2018

Aumento de faturamento

O levantamento dos dados apresentados foi realizado pela ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico). Segundo o relatório, as lojas virtuais brasileiras são muito dependentes de marketplaces como Submarino, Americanas e Amazon. A pesquisa mostrou que quase um terço de todas as vendas são feitas por esses canais.

Entre todas as regiões do país, a sul é a que apresenta a melhor taxa de conversão (1,5%), embora ela não seja a que fature mais, ficando atrás da região sudeste. Para Reginaldo Stocco, cofundador da VHSYS (startup focada em gestão empresarial), os marketplaces são grandes impulsionadores dos negócios digitais.

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Categorias com mais vendas

O estudo da ABComm mostrou que as categorias com maior número de vendas sãoos eletroeletrônicos, cama, mesa e banho, ferramentas e produtos para bebês/crianças. Já móveis para casa e sexshop são os que ficam um pouco atrás na lista de compras do consumidor.

Outro fator que contribuiu para o crescimento do e-commerce foi a navegação por dispositivos móveis, que aumentou de 22% para 31% entre 2016 e 2017. Embora o desktop ainda seja o aparelho mais usado durante a jornada de compra, a expectativa é que nos próximos anos o smartphone se torne mais utilizado para a conversão de compras.

E aí, amigo, preparado para investir ainda mais no e-commerce em 2018?

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